Johnny Ramone morreu querendo consertar o "End Of The Century"
Por André Garcia
Postado em 25 de fevereiro de 2022
Johnny Ramone tinha tanto arrependimento por um dos álbuns dos Ramones que literalmente morreu querendo o "consertar". Isso foi o que revelou o site faroutmagazine.co.uk ao publicar que ele tinha planos de retrabalhar o descomungado "End Of The Century" (1980).
Ramones - Mais Novidades
Ed Stasium, colaborador de longa data da banda, tanto como produtor quanto como engenheiro de som, em 2016 falou à Rolling Stone sobre o assunto. Ele declarou que o guitarrista, falecido em 2004, se referiu como "seu último desejo" a seus planos de finalmente "retirar as coisas de Phil" do disco.
Mas será que "End Of The Century" é mesmo tão ruim assim? Bom, para responder isso, é preciso conhecer o tal "Phil" a quem Johnny se referia.
O furacão Phil Spector
Phil Spector, desde a década de 60, era uma lenda da produção musical com seus inconfundíveis arranjos orquestrados grandiosos. Arranjos esses que, com o pomposo nome de "Wall of Sound", acabavam deixando em segundo plano a própria música em si.
Essa sua característica tão marcante o colocou em enrascadas, a maior delas foi despertar a ira de Paul McCartney, que teve suas melodias soterradas por orquestras em "Let it Be" (1970). Por conta desse histórico, soou como uma falha na Matrix o anúncio de que ele, dez anos depois disso, trabalharia com os Ramones. Mas trabalhou; e assim foi lançado "End Of The Century".
O álbum, eternizado como o menos punk já gravado por eles, representou uma guinada para o pop. Visando soar mais palatável na esperança (não realizada) de aumentar as vendas, suas já estabelecidas características deram lugar a um som mais refinado e polido, que colocou o vocalista Joey em primeiro plano — e praticamente excluiu os demais.
Em sessões bizarras de tão excêntricas, Dee Dee Ramone contou em sua autobiografia que o Spector trabalhava não apenas armado, como fazendo questão de manter seu revólver sempre à mostra. Quando a tensão entre ele e a banda chegou ao ápice, "ele apontou uma arma para meu coração e recomendou que eu e o resto da banda voltássemos para a sala do piano."
O baixista recordou ainda que, eventualmente, o produtor "se sentaria atrás de seu piano de cauda preto e nos faria ouvir ele cantar e tocar 'Baby, I Love You' até 4:30 da manhã."
Em entrevista dada em 1982, o conservador e purista Johnny Ramone, que desejava sempre que cada novo disco dos Ramones soasse como o primeiro, falou sobre aquela famigerada gravação:
"Trabalhar com Phil era muito complicado. Talvez seja porque ele é perfeccionista, então gosta de passar um tempão refazendo as coisas e ouvindo de novo e de novo… Isso consome muito tempo, é complicado para a gente. Rock n roll tem que ser espontâneo — e um pouco mais rápido."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Os piores discos dos Ramones, de acordo com o Loudwire
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
A curiosa história de "Pet Sematary", clássico dos Ramones que foi escrito em uma noite


