Johnny Ramone morreu querendo consertar o "End Of The Century"
Por André Garcia
Postado em 25 de fevereiro de 2022
Johnny Ramone tinha tanto arrependimento por um dos álbuns dos Ramones que literalmente morreu querendo o "consertar". Isso foi o que revelou o site faroutmagazine.co.uk ao publicar que ele tinha planos de retrabalhar o descomungado "End Of The Century" (1980).
Ramones - Mais Novidades
Ed Stasium, colaborador de longa data da banda, tanto como produtor quanto como engenheiro de som, em 2016 falou à Rolling Stone sobre o assunto. Ele declarou que o guitarrista, falecido em 2004, se referiu como "seu último desejo" a seus planos de finalmente "retirar as coisas de Phil" do disco.
Mas será que "End Of The Century" é mesmo tão ruim assim? Bom, para responder isso, é preciso conhecer o tal "Phil" a quem Johnny se referia.
O furacão Phil Spector
Phil Spector, desde a década de 60, era uma lenda da produção musical com seus inconfundíveis arranjos orquestrados grandiosos. Arranjos esses que, com o pomposo nome de "Wall of Sound", acabavam deixando em segundo plano a própria música em si.
Essa sua característica tão marcante o colocou em enrascadas, a maior delas foi despertar a ira de Paul McCartney, que teve suas melodias soterradas por orquestras em "Let it Be" (1970). Por conta desse histórico, soou como uma falha na Matrix o anúncio de que ele, dez anos depois disso, trabalharia com os Ramones. Mas trabalhou; e assim foi lançado "End Of The Century".
O álbum, eternizado como o menos punk já gravado por eles, representou uma guinada para o pop. Visando soar mais palatável na esperança (não realizada) de aumentar as vendas, suas já estabelecidas características deram lugar a um som mais refinado e polido, que colocou o vocalista Joey em primeiro plano — e praticamente excluiu os demais.
Em sessões bizarras de tão excêntricas, Dee Dee Ramone contou em sua autobiografia que o Spector trabalhava não apenas armado, como fazendo questão de manter seu revólver sempre à mostra. Quando a tensão entre ele e a banda chegou ao ápice, "ele apontou uma arma para meu coração e recomendou que eu e o resto da banda voltássemos para a sala do piano."
O baixista recordou ainda que, eventualmente, o produtor "se sentaria atrás de seu piano de cauda preto e nos faria ouvir ele cantar e tocar 'Baby, I Love You' até 4:30 da manhã."
Em entrevista dada em 1982, o conservador e purista Johnny Ramone, que desejava sempre que cada novo disco dos Ramones soasse como o primeiro, falou sobre aquela famigerada gravação:
"Trabalhar com Phil era muito complicado. Talvez seja porque ele é perfeccionista, então gosta de passar um tempão refazendo as coisas e ouvindo de novo e de novo… Isso consome muito tempo, é complicado para a gente. Rock n roll tem que ser espontâneo — e um pouco mais rápido."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Bangers Open Air 2027 revela mais três atrações internacionais
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Ricardo Confessori anuncia "Realm Breaker", álbum conceitual com grandes vozes do metal
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
A banda que deixou Joan Jett "morrendo de medo" antes de subir ao palco
Black Sabbath tentou compor disco nos anos 2000, mas não rolou
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine

Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
A ligação entre Ramones e Anthrax, de acordo com o guitarrista Scott Ian
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Cinco músicas que são covers, mas você certamente acha que são as versões originais
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock


