Keith Richards fala sobre distorção e amplificadores à Guitar Player em 1992
Por André Garcia
Postado em 15 de março de 2022
A edição de dezembro de 1992 da revista Guitar Player teve estampado em sua capa Keith Richards, o então já pra lá de lendário guitarrista dos Rolling Stones. Em entrevista sobre amplificadores e distorção, ele revelou o que ele usou no clássico "Satisfaction". "Eu estava sedento por mais distorção: 'Esse riff tem soar realmente pesado e marcante!'"
Rolling Stones - Mais Novidades
"Queimamos amplificadores tentando", prosseguiu, "mas não estava rolando. Foi aí que Ian Stewart foi na esquina [numa loja de instrumentos] e voltou com uma caixinha de distorção: 'Experimenta isso'." A tal "caixinha" era nada menos que o primeiro pedal lançado pela Gibson, o Maestro FZ-1 Fuzz-Tone.
Guitar Player: Distorção novamente se tornou extremamente popular.
Keith Richards: Acho que isso tem a ver com o momento que estamos vivendo (risos).
Guitar Player: Você com certeza foi responsável por alguns timbres bem sujos.
Keith Richards: Sim, cara. Estou até hoje atrás deles.
Guitar Player: Como 999 [música de Keith Richards].
Sinistro, né? Aham, eu entendi do que você está falando. Acredite ou não, aquilo é um simulador de gabinete Palmer, uma caixinha sem auto-falantes. Contra meus princípios, certo? Eu liguei aquele filho da mãe num [Fender] Twin, mas aquele som basicamente vem de um Palmer.
Waddy [Wachtel] e eu somos puristas quanto a sons de amplificadores, não negamos isso. Mas, na configuração certa, aquilo ficou "Uau!" Podemos tirar aquele som dele agora, mas nos levou um longo tempo para chegar lá.
Guitar Player: Em geral, como você busca por uma distorção?
Eu configurei aquele Twin, talvez, com um [Fender] Champ, para fazer uma mistura. Se eu estou em busca de uma distorção, geralmente prefiro usar dois amplificadores do que uma coisa só, porque eu sempre chego à conclusão de que boas distorções vem de dois lugares diferentes.
Claro que isso não vale para "Saticfaction", onde não teve outro jeito, mas se você quiser distorção e clareza ao mesmo tempo, isso é necessário. Eu prefiro usar dois amplificadores e sobrecarregar um deles.
Guitar Player: Amplificadores pequenos?
Sim. Um Champ ou um pequeno Silvertone, uma coisa da Kay... Tenho todas essas relíquias a meu redor, um monte de amplificadores esquisitos. Pega um deles, bota algum outro para o som limpo… e você pode combinar eles como quiser.
É raro numa faixa você querer usar a mesma distorção até o fim. Eu gosto de poder brincar com ela, então posso aumentar um deles. Dá para gravar cada um em um canal diferente, aí você pode soltar a distorção só onde quiser.
Assim, você tem a chance de brincar com isso depois de tocar, porque enquanto toca, você não ouve exatamente como está registrado na fita.
Guitar Player: Você tem um Twin de número de série #A00003. Aquele foi o terceiro fabricado?
Sim! Aquele amplificador é sinistro, cara! Eu queria ter ele desde o primeiro dia! Mas leva tempo para você achar um desses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps