Edgard Scandurra explica como surgiu o hit "Envelheço na Cidade"
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de março de 2022
A música "Envelheço na Cidade", do Ira!, surgiu no álbum "Vivendo e Não Aprendendo" (1986) e é um dos maiores clássicos da banda paulista. Em um vídeo publicado no seu canal oficial no YouTube, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra, comentou sobre como foi todo o processo de composição da canção.
Segundo Edgard Scandurra, a música surgiu a partir de uma reflexão sobre o dia de seu aniversário e sobre as pessoas que ele não fala mais em sua vida.
"Uma música muito emblemática que fiz é 'Envelheço na Cidade'. A história dela é bonitinha. Eu estava fazendo 20 anos e não sei o motivo, mas me sentia muito mais velho naquela época. Eu estava uma vez na estação do metrô Ana Rosa e lá tem uma parte em que saem os ônibus. Tem uns bancos de concreto grandes e fiquei sentado ali com o violão. Eu estava indo ensaiar acho. Estava lá no banco e pensei no dia do meu aniversário. Comecei a refletir sobre pessoas que eu não estava mais vendo, como se fosse algo muito distante. Minha namorada de adolescência, alguns amigos que tinha, o pessoal da escola. Já tinha terminado o colegial e o colégio era uma nostalgia para mim. Pensando nisso, comecei a anotar: 'Mais um ano que se passa, mais um ano sem você', pensando na minha ex-namorada", disse.
Em outro trecho, Edgard Scandurra explica que a canção teve uma forte influência do The Who, banda inglesa que é uma das referências sonoras do Ira!.
"Eu tinha muita influência do rock inglês naquela época, como The Who, que é uma tribo que sempre me identifiquei muito. Eu fiquei com aquele Ré Maior na cabeça. Isso foi em 1982. Então, surgiu a partir dessa reflexão que tive. Tem uma letra do The Who chamada 'My Generation' que diz algo como 'Espero morrer antes de ficar velho'. Tinha essa viagem relacionada com a idade, essa busca da juventude. Hoje, entendo muito bem porque nos preocupávamos com o fato de estar envelhecendo. Me sinto sempre um jovem, a música faz isso. Ela rejuvenesce bastante. Esse sentimento da juventude eterna por muitos anos foi ferramenta para minha composição. Sempre refleti sobre o fato de estar envelhecendo", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
A música tocante do Nevermore que era uma das preferidas do vocalista Warrel Dane
A pior música do Genesis para Phil Collins, segundo o próprio cantor e baterista



Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião
Bandas nacionais de rock dos Anos 80 que o tempo esqueceu
Max Cavalera: "Deveríamos ter demitido aqueles dois e mantido o nome"
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


