Lobão conta o dia em que baixou o "Pai Joaquim" em Gilberto Gil
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de março de 2022
Famoso por suas histórias inusitadas, Lobão resolveu compartilhar mais um desses acontecimentos que presenciou, dessa vez envolvendo o cantor Gilberto Gil, que na época era Ministro da Cultura durante o mandato do presidente Lula da Silva.
O assunto foi comentado por Lobão durante sua participação no programa Pânico, da Jovem Pan. Segundo o artista, tudo começou quando foi convidado para palestrar na cidade de Rio Claro (SP) e na ocasião teve de tudo: político oferecendo cocaína, pessoas de turbante, Lobão em trajes bizarros e Gilberto Gil incorporando o "Pai Joaquim". Confira o relato abaixo.
"Essa história geralmente conto no botequim. Logo no início do mandato do PT, eu tinha lançado uma revista e estava dando palestras mostrando como driblar impostos. Eu e o meu amigo Birinha fomos para Rio Claro em uma manhã azul anil. Fomos em um carro da prefeitura e soube que íamos para uma reunião em uma célula do Partido Verde.
Eles me contrataram e naquela época eu andava de sandália havaiana, shortinho e camiseta. Aí, chegamos na cidade e tinha um congresso multiétnico. Pessoas de turbante da Angola, Zimbábue e tudo mais. Começou um desfile absurdo e eu ia palestrar de sandália havaiana. Cheguei no camarim e me apareceu o cara que disse que era o presidente do Partido Verde local. Ele estava doidão, cheiradasso! Me ofereceu uma carreira, eu disse que não usava mais o artefato. Ele deu uma cafungada e disse que tinha muita cocaína.
Ele me disse: ‘Sei que você não é muito chegado ao Gilberto Gil’. O Gil era do Partido Verde e tinha acabado de assumir o Ministério da Cultura. Eu disse que ele era um adversário, mas não tinha nada contra. Esse cara me disse que tinha um vídeo em que mostrava o Gil abrindo o congresso e queria me mostrar. Ele disse que havia acontecido algo absurdo. Ele ligou o vídeo e mostrava o congresso com aquelas pessoas com turbantes. Uma voz em off anuncia: ‘Com vocês, o novo Ministro da Cultura’.
Ele adentra o púlpito com uns dreads, muito bem vestido. A voz em off diz para os participantes fazerem perguntas. Um ser multiétnico da plateia perguntou sobre o plano de governo dele. O Gil foi testar o microfone e bateu umas vezes nele. Aí ele começa a batucar no microfone, olhava para o horizonte, para o alto, e de repente fala: ‘Porque a reverberação cósmica do universo quântico’. Começou a falar coisas ininteligíveis, como ele sempre fala. De repente, algo o possuiu. Alguma entidade umbandística o possuiu e ele levantou, começou a rebolar na mesa falando ‘Pai Joaquim! Pai Joaquim!’. Ele circundou a mesa cantando e dançando. Ele deu a volta e sentou novamente. Aí suspirou, olhou para o céu e disse: ´É isso aí' ́", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Vocalista admite ter imitado seu antecessor em novo single do Fear Factory
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath


