RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Linkin Park confirma três shows no Brasil e lança nova música

Lars Ulrich considera "Toxicity", do System of a Down, um dos maiores discos de todos os tempos

O álbum que foi gravado por uma chantagem emocional da gravadora e marcou o rock pesado

O lendário guitarrista dos anos 60 que trocou a mesma Mercedes por cocaína duas vezes!

Paul Stanley e Gene Simmons se reunirão para show que contará com alguns convidados

A reação de Lars Ulrich ao ouvir Motörhead pela primeira vez; "Me deixou louco"

Kirk Hammett usa clássico do Led para explicar porque hoje "todos amam" o "Load" e "Reload"

Herman Rarebell solta o verbo e diz que foi ignorado por membros do Scorpions

As proibições que Lou Reed impôs a Kirk Hammett (Metallica) em "Lulu"

Nevermore já tem novos vocalista e baixista escolhidos

Zetro Souza não estava na mesma página dos colegas de Exodus, diz Gary Holt

Evanescence lança "Afterlife", música da trilha do anime "Devil May Cry"

John Petrucci relembra saída de Mike Portnoy do Dream Theater; "Ele queria parar, nós não"

O maranhense que gerou um dos primeiros grandes clássicos do rock nacional dos anos 1980

A flor preferida de Renato Russo e por que todo fã da Legião Urbana deveria saber isso


Stamp

Como opinião de Lobão sobre Chico Buarque mudou ao longo dos últimos anos

Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de julho de 2023

Relação de Lobão com Chico Buarque se alterou ao longo das décadas. Se hoje em dia o roqueiro até regravou o hit "Pedaço de Mim", antes o que se via eram críticas...

A opinião e a própria relação de Lobão com Chico Buarque se alterou ao longo das décadas. Se hoje em dia o roqueiro até regravou o hit "Pedaço de Mim", na década de 2000 o que se via eram críticas ao mestre da MPB, que seria, na verdade, queridinho do ditador Emílio Médici.

Lobão - Mais Novidades

Foto: Divulgação - Anatole Klapouch
Foto: Divulgação - Anatole Klapouch
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista ao Corredor 5, Lobão disse que Chico Buarque é um "querido" e que ele facilitou o processo para ele regravar sua música.

"Eu regravei ‘Pedaço de Mim’, do Chico Buarque. Eu fiz a parte do vocalize da Zizi Possi. Não cheguei a falar com o Chico, mas ele foi muito cordial e gente fina. Facilitou em tudo. Sou muito orgulhoso de gravar uma música dele. Ele foi muito querido.

O arranjo é do Rogério Duprat. Eu não mexi, só botei uma guitarra. Ficou bonito, viu? Gravei também ‘O Trem Azul’, do Lô Borges. Tenho falado com ele esporadicamente. Mostro para ele alguns arranjos que pensei para esse meu disco. Ele ia opinando. Fiz também ‘Cais’, do Milton Nascimento, que foi um desafio. Misturei e botei o arranjo de cordas de outra música", comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já em entrevista mais antiga do início dos anos 2000, publicada pelo canal do Rodrigo Veiga, Lobão explicou que apesar do rótulo de ser de esquerda, Chico na verdade era adorado pelo ditador Emílio Médici.

"Sobre o Chico Buarque, minha mãe era fã. Ela gostava do Médici e fazia analogias entre os olhos azuis dele e do Chico. Era fã! Não conseguia distinguir um do outro. Agora, outra coisa interessante, é que o Chico é de esquerda e subversivo. Na época nos anos 1960 ele não fazia mal a uma mosca sequer. Não tinha subversão no que ele fazia. Ele era o namoradinho do Brasil. Fizeram uma reforma no ensino e inventaram a disciplina ‘Moral e Cívica’, para dar uma tenência cívica ao cidadão. Sabe o que as professoras ensinavam? Músicas do Chico Buarque".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lobão, esquerda e direita

Em outro trecho da mesma entrevista ao Corredor 5, Lobão explicou que direita e esquerda estão unidos contra o rock, em sua visão. A transcrição foi de Bruce William.

"Dentro do inconsciente coletivo, da mentalidade brasileira, o rock não é pra ser aceito no Brasil. E isso sempre foi assim no Brasil, desde a passeata contra a guitarra elétrica em 1967 até os dias de hoje", diz Lobão. "Eu era virgem, nunca tinha fumado maconha mas era cabeludo, tinha 13, 14 anos, passava na rua e recebia revista da polícia porque era maconheiro, marginal, porque estava carregando instrumento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E você tinha a direita que estava no poder na época, os militares, todos contra o Rock, e tinha a esquerda também. Só não acho certo essa ditadura, tanto da direita quanto da esquerda. Um antropólogo, sociólogo ou alguém vai estudar porque este fetiche pela negação ao Rock. A esquerda diz que é cultura imperialista (norte) americana, a direita diz que é coisa de maconheiro, gente que não toma banho e que é fedorento. O fato é que ambos os lados se unem para ter uma ojeriza, uma urticária estético-moral".

Acabou tendo que, de uma forma ou de outra, dar uma abrasileiradinha. Ficou mais tribalista, ficou mais Marisa Monte, senão você não toca no SESC, você não consegue tocar, há uma patrulha mesmo, uma coisa sistemática. E eu me recuso, desde a época do Wilson Simonal, eu me recuso a fazer parte disso, eu não vou me submeter a isso. Eu acho que sou a única pessoa que está viva ainda que não se submeteu e continua inteira, vamos dizer assim", concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS