A história do porco gigante da capa de "Animals", do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 24 de abril de 2022
"Só no dia que porco voar", era assim que na Inglaterra as pessoas se referiam ao impossível. No entanto, em 1976, os ingleses precisaram encontrar outra expressão porque o Pink Floyd fez aquilo acontecer.
Em 21 de janeiro de 1977, foi lançado o álbum "Animals" com a icônica capa da Usina Termelétrica de Battersea com um porco gigante voando entre as chaminés. O que nem todo mundo sabe é que aquilo causou uma confusão que envolveu até a Força Aérea Real.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, a ideia do balão em forma de porco gigante nas chaminés partiu de Roger Waters e o designer gráfico Aubrey Powell. A sessão de fotos aconteceu em 3 de dezembro de 1976, mas, antes que a capa fosse feita, o porco se soltou e saiu voando para a rota dos aviões que aterrissariam no Aeroporto de Londres Heathrow.
Para evitar uma tragédia, aeronaves foram impedidas de decolar, enquanto helicópteros da Força Aérea Real caçavam o porco voador — imagine só a cara dos pilotos ao receberem aquela ordem! O fotógrafo e a banda retornaram à usina com um franco-atirador para derrubar o balão, mas não o encontraram: ele havia perdido altitude e caído em Kent, um condado na região sudeste da Inglaterra.
Em entrevista para a Time Out London, Powell contou que "um homem me ligou e disse: 'Você é o cara que está procurando o porco? Minhas vacas estão morrendo de medo dele na minha fazenda!' Aquilo foi parar na capa dos jornais. O Pink Floyd não poderia ter conseguido publicidade melhor se tivesse tentado."
Entretanto, sem a tão idealizada foto, o capista foi obrigado a improvisar: ele pegou uma daquelas que havia tirado sem o balão e fez uma montagem, recortando e colando o porco nela. "É uma fotografia completamente forjada", confessou Powell.
Após ser recuperado, o porco foi adotado como mascote pela banda e batizado como Algie por Roger Waters. Durante a turnê de "Animals", o balão foi uma das atrações nos shows.
A Usina Termelétrica de Battersea, mesmo já tendo sido desativada, até hoje recebe visitantes, a maioria deles fãs do Pink Floyd. Em 2011 uma réplica do porco original foi colocada em suas famosas chaminés para promover os relançamentos da banda.
Pink Floyd - O porco de Animals que sempre teima em voar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica

Em 02/12/1976: Porco inflável do Pink Floyd escapa das cordas e começa a voar
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"


