A história do porco gigante da capa de "Animals", do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 24 de abril de 2022
"Só no dia que porco voar", era assim que na Inglaterra as pessoas se referiam ao impossível. No entanto, em 1976, os ingleses precisaram encontrar outra expressão porque o Pink Floyd fez aquilo acontecer.
Em 21 de janeiro de 1977, foi lançado o álbum "Animals" com a icônica capa da Usina Termelétrica de Battersea com um porco gigante voando entre as chaminés. O que nem todo mundo sabe é que aquilo causou uma confusão que envolveu até a Força Aérea Real.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, a ideia do balão em forma de porco gigante nas chaminés partiu de Roger Waters e o designer gráfico Aubrey Powell. A sessão de fotos aconteceu em 3 de dezembro de 1976, mas, antes que a capa fosse feita, o porco se soltou e saiu voando para a rota dos aviões que aterrissariam no Aeroporto de Londres Heathrow.
Para evitar uma tragédia, aeronaves foram impedidas de decolar, enquanto helicópteros da Força Aérea Real caçavam o porco voador — imagine só a cara dos pilotos ao receberem aquela ordem! O fotógrafo e a banda retornaram à usina com um franco-atirador para derrubar o balão, mas não o encontraram: ele havia perdido altitude e caído em Kent, um condado na região sudeste da Inglaterra.
Em entrevista para a Time Out London, Powell contou que "um homem me ligou e disse: 'Você é o cara que está procurando o porco? Minhas vacas estão morrendo de medo dele na minha fazenda!' Aquilo foi parar na capa dos jornais. O Pink Floyd não poderia ter conseguido publicidade melhor se tivesse tentado."
Entretanto, sem a tão idealizada foto, o capista foi obrigado a improvisar: ele pegou uma daquelas que havia tirado sem o balão e fez uma montagem, recortando e colando o porco nela. "É uma fotografia completamente forjada", confessou Powell.
Após ser recuperado, o porco foi adotado como mascote pela banda e batizado como Algie por Roger Waters. Durante a turnê de "Animals", o balão foi uma das atrações nos shows.
A Usina Termelétrica de Battersea, mesmo já tendo sido desativada, até hoje recebe visitantes, a maioria deles fãs do Pink Floyd. Em 2011 uma réplica do porco original foi colocada em suas famosas chaminés para promover os relançamentos da banda.
Pink Floyd - O porco de Animals que sempre teima em voar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
Em 02/12/1976: Porco inflável do Pink Floyd escapa das cordas e começa a voar
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire


