Rock Progressivo: 6 músicas recentes que não precisaram de letra pra contar histórias
Por Antonio Ibert
Postado em 17 de abril de 2022
A música instrumental no ocidente, tal qual o conhecemos, tomou força durante o período Barroco, se igualando então em importância à música vocal. Mais tarde, com o aperfeiçoamento dos instrumentos e o surgimento das orquestras no período Clássico, a música instrumental começa a exercer posição de protagonismo, onde se manteve até hoje dentro do universo da música clássica. Para isso, compositores encontraram formas de desenvolver temas e ideias musicais de forma a contar uma história sem recorrer ao uso de palavras, mantendo a obra interessante e "caminhando para frente", evitando repetições que julgavam desnecessárias para o discurso musical. Uma gama de opções foram então criadas por compositores no decorrer dos séculos. A Forma Sonata, por exemplo, apesar de desafiadora musicalmente, foi muito utilizada na narrativa cinematográfica de Hollywood.
No mundo do Rock e Metal, bandas puramente instrumentais são a exceção da regra. Sua maioria circula entre nichos do progressivo, com destaque histórico especial para as bandas do movimento Rock in Opposition. Além destas, existem algumas (raras) bandas não-instrumentais que, vez ou outra, escolhem para si o desafio de escrever uma faixa instrumental que seja completa em si, ou seja, que não sirva o propósito de introdução, encerramento, ou entr’acte (do francês entre atos, geralmente usadas como faixa de passagem ou conexão entre outras duas músicas), mas que apresente discurso musical completo e se sustente sozinha.
Com o declínio do movimento Rock in Opposition já no final dos anos 70, e o mercado (incluindo aqui o Rock e Metal Progressivos) priorizando cada vez mais bandas com vendagens garantidas em detrimento à criatividade, o que tem sido feito de interessante dentro deste padrão no mundo da música instrumental nos últimos vinte anos? A lista abaixo contém seis exemplos recentes que, na opinião do autor, merecem destaque:
King Crimson - Level Five
Lendas do Rock Progressivo, King Crimson lançou em 2003 seu (até então) último álbum de estúdio, chamado "The Power To Believe", que contém a faixa "Level Five". Este álbum mostra, mais uma vez, uma banda em constante evolução e sem medo de seguir seu próprio caminho.
Univers Zero - Shaking Hats
Banda belga formada nos anos 70, Univers Zero é oriunda do movimento Rock in Opposition. Lançou o álbum "Phosphorescent Dreams" em 2014, no qual lançou a faixa "Shaking Hats". Banda com forte influência de compositores clássicos como o modernista Stravinsky e o húngaro Bartók, com uma discografia de 11 álbuns de estúdio que certamente forçou os limites e elevou o nível da musicalidade no Rock:
Fracktura - Exile
A banda mais nova dessa lista, formada recentemente nos Estados Unidos, Fracktura ainda é dona de uma curta discografia, que se resume a 2 EPs. Em 2021, lançou o segundo deles, intitulado "Exile: of Dreaming Red", o qual finaliza com a faixa "Exile". Nela, a banda abre mão de seus extensivos vocais para explorar ainda mais o saxofone de Ander Peterson:
Nexus - Un Cristal Bajo el Agua
A banda argentina Nexus foi criada nos anos 70, porém lançou seu primeiro álbum apenas em 1999. Em 2017, lançaram "En el Comienzo del Topos Uranos", último álbum da banda até então. Neste álbum, temos a faixa "Un Cristal Bajo el Agua":
The Physics House Band - Incident on 3rd
Outra banda nova, desta vez vinda da Grã Bretanha, lançou seu segundo álbum no final de 2021, intitulado "Incident on 3rd". Neste álbum, essa banda instrumental continua com sua mistura de Rock Progressivo, Jazz e Música Experimental, desta vez pendendo mais para o Jazz e Música Experimental do que o Rock Progressivo em si, evoluindo sua linguagem musical que continua interessante:
Adrian Belew - E
Adrian Belew é dono de um dos mais impressionantes currículos da história do Rock. Muito conhecido pela sua passagem pelo King Crimson entre os anos 1981 e 2009, o guitarrista trabalhou também com nomes como Frank Zappa, David Bowie, Talking Heads, Nine Inch Nails, entre muitos outros. Mais recentemente, tem focado no seu projeto Adrian Belew Power Trio, com os irmãos Eric Slick e Julie Slick. Deste projeto saiu a música "E", lançada em 2009, a qual ele performou mais tarde com a Metropole Orkest:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Robert Fripp deseja ver o King Crimson reconhecido como um dos precursores do metal
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
King Crimson: guitarrista leva 22 anos para aprender "Fracture" e lança livro sobre isso


