Rock Progressivo: 6 músicas recentes que não precisaram de letra pra contar histórias
Por Antonio Ibert
Postado em 17 de abril de 2022
A música instrumental no ocidente, tal qual o conhecemos, tomou força durante o período Barroco, se igualando então em importância à música vocal. Mais tarde, com o aperfeiçoamento dos instrumentos e o surgimento das orquestras no período Clássico, a música instrumental começa a exercer posição de protagonismo, onde se manteve até hoje dentro do universo da música clássica. Para isso, compositores encontraram formas de desenvolver temas e ideias musicais de forma a contar uma história sem recorrer ao uso de palavras, mantendo a obra interessante e "caminhando para frente", evitando repetições que julgavam desnecessárias para o discurso musical. Uma gama de opções foram então criadas por compositores no decorrer dos séculos. A Forma Sonata, por exemplo, apesar de desafiadora musicalmente, foi muito utilizada na narrativa cinematográfica de Hollywood.
No mundo do Rock e Metal, bandas puramente instrumentais são a exceção da regra. Sua maioria circula entre nichos do progressivo, com destaque histórico especial para as bandas do movimento Rock in Opposition. Além destas, existem algumas (raras) bandas não-instrumentais que, vez ou outra, escolhem para si o desafio de escrever uma faixa instrumental que seja completa em si, ou seja, que não sirva o propósito de introdução, encerramento, ou entr’acte (do francês entre atos, geralmente usadas como faixa de passagem ou conexão entre outras duas músicas), mas que apresente discurso musical completo e se sustente sozinha.
Com o declínio do movimento Rock in Opposition já no final dos anos 70, e o mercado (incluindo aqui o Rock e Metal Progressivos) priorizando cada vez mais bandas com vendagens garantidas em detrimento à criatividade, o que tem sido feito de interessante dentro deste padrão no mundo da música instrumental nos últimos vinte anos? A lista abaixo contém seis exemplos recentes que, na opinião do autor, merecem destaque:
King Crimson - Level Five
Lendas do Rock Progressivo, King Crimson lançou em 2003 seu (até então) último álbum de estúdio, chamado "The Power To Believe", que contém a faixa "Level Five". Este álbum mostra, mais uma vez, uma banda em constante evolução e sem medo de seguir seu próprio caminho.
Univers Zero - Shaking Hats
Banda belga formada nos anos 70, Univers Zero é oriunda do movimento Rock in Opposition. Lançou o álbum "Phosphorescent Dreams" em 2014, no qual lançou a faixa "Shaking Hats". Banda com forte influência de compositores clássicos como o modernista Stravinsky e o húngaro Bartók, com uma discografia de 11 álbuns de estúdio que certamente forçou os limites e elevou o nível da musicalidade no Rock:
Fracktura - Exile
A banda mais nova dessa lista, formada recentemente nos Estados Unidos, Fracktura ainda é dona de uma curta discografia, que se resume a 2 EPs. Em 2021, lançou o segundo deles, intitulado "Exile: of Dreaming Red", o qual finaliza com a faixa "Exile". Nela, a banda abre mão de seus extensivos vocais para explorar ainda mais o saxofone de Ander Peterson:
Nexus - Un Cristal Bajo el Agua
A banda argentina Nexus foi criada nos anos 70, porém lançou seu primeiro álbum apenas em 1999. Em 2017, lançaram "En el Comienzo del Topos Uranos", último álbum da banda até então. Neste álbum, temos a faixa "Un Cristal Bajo el Agua":
The Physics House Band - Incident on 3rd
Outra banda nova, desta vez vinda da Grã Bretanha, lançou seu segundo álbum no final de 2021, intitulado "Incident on 3rd". Neste álbum, essa banda instrumental continua com sua mistura de Rock Progressivo, Jazz e Música Experimental, desta vez pendendo mais para o Jazz e Música Experimental do que o Rock Progressivo em si, evoluindo sua linguagem musical que continua interessante:
Adrian Belew - E
Adrian Belew é dono de um dos mais impressionantes currículos da história do Rock. Muito conhecido pela sua passagem pelo King Crimson entre os anos 1981 e 2009, o guitarrista trabalhou também com nomes como Frank Zappa, David Bowie, Talking Heads, Nine Inch Nails, entre muitos outros. Mais recentemente, tem focado no seu projeto Adrian Belew Power Trio, com os irmãos Eric Slick e Julie Slick. Deste projeto saiu a música "E", lançada em 2009, a qual ele performou mais tarde com a Metropole Orkest:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Elize Ryd, vocalista do Amaranthe, gostava de trabalhar lavando pratos em restaurante
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"

A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Joe Satriani revela uma excêntrica exigência de Robert Fripp para tocar com o G3 em 2004
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo


