O primeiro disco de rock progressivo da história, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de outubro de 2024
Em uma de suas tradicionais lives dessa vez com o jornalista Sérgio Martins e o produtor Paulo Baron, o crítico musical Regis Tadeu expressou sua admiração pelo álbum "In the Court of the Crimson King", do King Crimson, reconhecido como um dos marcos fundadores do rock progressivo.
Durante a conversa, Regis relembrou a emoção ao assistir ao show da banda no Brasil e refletiu sobre a importância histórica do disco. "Quando o King Crimson veio fazer aquele show no Brasil, eu derramei lágrimas em pelo menos umas seis músicas. Foi impressionante", disse Regis.
Para Regis, a obra, lançada em 1969, é o primeiro grande disco de rock progressivo da história. Embora ele reconheça que álbuns de bandas como Moody Blues tenham contribuído com elementos importantes para o gênero, como o uso do Mellotron, ele acredita que o álbum do King Crimson é uma obra mais completa. "Como uma obra fechada de rock progressivo, ‘In the Court of the Crimson King’ é incomparável, ainda mais com aquela capa icônica", afirmou.
Regis Tadeu ainda revelou que possui uma edição nacional do disco, datada de 1969, e chegou a se levantar no meio da conversa para ir buscar na prateleira o item raro e mostrar para a câmera.
Regis concluiu: "Meu amigo e minha amiga, tá aqui um que vai mudar tua vida: esse aqui, o primeiro álbum do King Crimson, ‘In the Court of the Crimson King’. O marco zero do rock progressivo. Ouça esse disco na íntegra, do começo ao fim, de preferência com fones de ouvido, e a vida de vocês vai ficar muito melhor. Vai por mim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge


As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Robert Fripp deseja ver o King Crimson reconhecido como um dos precursores do metal
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A diferença entre King Crimson e Paul Simon, segundo Humberto Gessinger


