The Who: Pete Townshend comenta os primeiros guitarristas que o influenciaram
Por André Garcia
Postado em 31 de maio de 2022
Pete Townshend é um dos mais influentes guitarrristas do rock inglês por conta de seu trabalho à frente do The Who, nos anos 60 e 70. "My Generation" está entre os discos mais mencionados como influência entre as bandas punk, e "Live at Leeds" está entre os que mais influenciaram o surgimento do heavy metal.
Em entrevista para a Guitar World, Townshend falou sobre os primeiros guitarristas que o influenciaram em seus primórdios musicais: James Burton, Chet Atkins, Wes Montgomery, Barney Kessel, Johnny Smith, John Lee Hooker, Kenny Burrell e Charlie Christian.
"Os primeiros guitarristas que eu ouvi foram de country e pop", disse Pete. "Gente como James Burton tocando com Rick Nelson. Burton é provavemente o mais importante guitarrista da música americana, em certos aspectos. Ele foi o primeiro cara que eu ouvi fazendo uma guitarra normal soar como uma pedal steel, fazendo bend nas cordas. O que ainda foi algo tirado do blues e ligou o blues ao pop: o fenômeno do bend."
"Deve ser difícil para os guitarristas de hoje entenderem a dificuldade que era dobrar a corda em 1962", prosseguiu. "Os encordoamentos que vendiam na época eram muito duros. Mas Burton teve a ideia de usar duas da segunda corda em vez de uma segunda e uma terceira, o que tornava o bend bem mais fácil."
"Eu também estudei Chet Atkins, e ouvi alguma coisa de Wes Montgomery, Barney Kessel e Johnny Smith — guitarristas da época do meu pai, na verdade. [O pai de Pete Townshend foi um saxofonista de sucesso em bailes na Inglaterra.] Eu acho que Wes Montgomery era o melhor de todos. Há um certo lirismo no que ele fazia que eu busco em meus solos."
"Aí, mais tarde, quando eu me interessei por blues, comecei a ouvir a guitarra de um jeito diferente. Eu amava John Lee Hooker pelo estilo visceral de suas primeiras gravações. E depois teve um monte de guitarristas de jazz, como Kenny Burrell e as influências dele, caras como Charlie Christian", concluiu.
James Burton
Nascido em 1939, já tocou com Elvis Presley em Las Vegas. Ele foi indicado ao Rock and Roll Hall of Fame em 2001, e eleito o #19 melhor guitarrista do mundo pela Rolling Stone.
Chet Atkins
Nascido em 1924 e falecido em 2001, ficou conhecido por seu estilo dedilhado, que o permitia fazer o ritmo e o bordão ao mesmo tempo. Foi uma das maiores influências de Mark Knopfler.
Wes Montgomery
Nascido em 1923 e falecido em 1968, foi um guitarrista de jazz que começou ao tocar aos 19 anos, quando ouvia e memorizava os solos de Charlie Christian. Assim como Chet Atkins, também tocava com os dedos em vez de palheta.
Barney Kessel
Nascido em 1923 e falecido em 2004, começou a tocar aos 16 anos influenciado por Charlie Christian. Aos 19, se mudou para Los Angeles, onde conquistou seu espaço entre os maiores da cidade.
Johnny Smith
Nascido em 1922 e falecido em 2013, se destacou por sua técnica e sofisticação. Na era de ouro do jazz, nos anos 50, disputou as maiores casas de show de Nova Iorque com nomes como Charlie Parker e Miles Davis.
John Lee Hooker
Nascido em 1917 e falecido em 2001, foi um dos guitarristas de blues que mais influenciaram o rock nos anos 60 e 70. Foi considerado o #35 melhor guitarrista de todos os tempos pela Rolling Stone.
Kenny Burrell
Nascido em 1931, se destacou nos anos 50, quando gravou com nomes como John Coltrane, Billie Holiday, Quincy Jones e Sonny Rollins, até formar sua própria banda.
Charlie Christian
Nascido em 1916, morreu em 1942, com apenas 25 anos. Mesmo assim, foi um músico tão influente que foi um dos disseminadores da guitarra elétrica. Por conta disso, em 1990 foi indicado ao Rock and Roll Hall of Fame.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Fãs do Metallica recebem banimento vitalício após escalarem torre de som em show da banda
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz


3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock
Hard Rock: as 25 melhores músicas acústicas do gênero


