Roger Daltrey revela a música "amaldiçoada" que o The Who não toca mais ao vivo
Por André Garcia
Postado em 22 de maio de 2022
The Who é uma das mais antigas e longevas bandas do rock: na ativa até hoje, é apenas dois anos mais jovem que os Rolling Stones! Fazendo muito sucesso nos anos 60 e 70, influenciou bandas dos mais diversos gêneros: de punk ao pop, passando pela música eletrônica e o heavy metal.
Segundo a Ultimate Classic Rock, que as ordenou da pior para a melhor, o The Who lançou 245 músicas. E, conforme revelou o vocalista Roger Daltrey em entrevista para Howard Stern em 2015, uma delas a banda não toca há décadas — e nem voltará a tocar: "Music Must Change".
"Tem uma [música] que nunca mais vou tocar", disse Roger. "É do álbum 'Who Are You', chamada 'Music Must Change'. Toda vez que tocávamos ela no estúdio, Keith [Moon] não conseguia fazer a batida. O compasso era 3/4, mas Keith não conseguia fazer batidas normais, ele só sabia fazer aquelas grandes batidas loucas dele [risos]! Ele não conseguia tocar aquilo de jeito nenhum, então tivemos que usar um par de botas andando no piso, marcando o ritmo com o som do rangido delas. Então Keith não toca naquela faixa."
"Logo depois que gravamos aquela música", continuou, "Keith morreu. A gente não tocava ela. Tocamos quando Kenny Jones entrou para a banda, por um tempinho, depois ficamos muito, muito, muito tempo sem tocar. Nós trouxemos ela de volta em 2002, quando fizemos nossa última turnê com John Entwistle. Nós ensaiamos ela e íamos incluir no shows… aí John morreu [risos]! Nós ficamos, tipo: 'Quem vai ser o próximo?'"
"Ficou um sentimento estranho… Por que ela fala sobre seguir em frente, e realmente era o momento de a gente seguir em frente, e a gente estava ficando no caminho", concluiu.
Comprovando as palavras de Roger Daltrey, o site setlist.fm mostra que o The Who tocou "Music Must Change" 81 vezes entre 1979 e 81 — e não tornou a tocar ela desde então. Confira abaixo uma das vezes que a música foi apresentada ao vivo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
As mortes de rockstars de 2020 a 2025 que mais doeram na alma, segundo Gastão
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?


O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
Qual foi o primeiro músico a quebrar uma guitarra no palco?


