Ritchie Blackmore revela como o impactou a chegada de Jimi Hendrix na Inglaterra
Por André Garcia
Postado em 21 de maio de 2022
Ritchie Blackmore se tornou mundialmente conhecido na primeira metade dos anos 70, à frente do Deep Purple. No entanto, ele foi um músico prodígio, e já era um guitarrista respeitado na Inglaterra quando ainda estava saindo da adolescência.
Um dos fatos que mais o influenciou foi a chegada de Jimi Hendrix na Inglaterra. Quando ainda era um anônimo, em seu primeiro show na terra da rainha ele já deixou de boca aberta a plateia que incluía alguns dos maiores figurões do rock inglês, como Eric Clapton, Pete Townshend e Keith Richards.
Lá também esteve presente Jeff Beck, que confessou ter ficado tão impressionado e intimidado com o que viu que voltou para casa pensando em abandonar a música. E, conforme publicado pela Guitar, foi exatamente nesse ponto da história que Ritchie Blackmore o descobriu.
"Quando [Jimi Hendrix] veio para a Inglaterra, Jeff Beck chegou para mim e disse: 'Nós temos que fazer alguma coisa a respeito desse cara!' Eu perguntei de quem ele estava falando, e ele disse: 'Jimi Hendrix! Ele está acabando com todo mundo por aqui. Está todo mundo p*to!' E eu fiquei pensando, tipo: 'Se Jeff Beck não consegue superar ele, então ninguém mais vai conseguir', porque eu sempre via Jeff como o melhor guitarrista do rock."
"Eu virei seu fã pela forma como ele usava os riffs", prosseguiu o fundador no Deep Purple, "como construía as músicas a partir de um riff. Era um guitarrista brilhante, e ainda tinha um visual que parecia vindo da lua. Nesse quesito, ele nem precisava tocar a guitarra, porque ele parecia tão estranho, tão diferente to típico músico inglês. Mas aquilo funcionou, e eu fico feliz que ele tenha feito. Infelizmente, funcionou apenas por três anos, mas ele com certeza iluminou o mundo."
Ritchie Blackmore lamenta jamais ter tido a oportunidade de conhecer seu ídolo. "Eu só encontrei ele uma vez. Foi no Whiskey [a Go Go], em Hollywood, [quando] eu estava indo ao banheiro e ele estava arrumando o cabelo ou algo assim. Eu sempre o imaginava como um bárbaro selvagem, e lá estava ele no espelho arrumando o cabelo. Aquela foi a única vez que o encontrei. Nós trocamos um aceno com a cabeça, e foi só, então eu jamais o conheci", concluiu.
No álbum de estreia do Deep Purple, "Shades of Deep Purple" (1968), a influência de Jimi Hendrix é clara. Principalmente na faixa "Mandrake Root", cujo riff é semelhante ao de "Foxy Lady". Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps