Jon Lord tentou convencer Dio a ficar no Elf em vez de montar o Rainbow com Blackmore
Por Igor Miranda
Postado em 17 de junho de 2022
Ronnie James Dio começava a conquistar destaque com sua banda, o Elf, quando foi convidado por Ritchie Blackmore para montar uma nova banda. Era o Rainbow, que logo se tornaria um dos grupos mais badalados do hard rock na década de 1970.
O problema é que criar o Rainbow, naquele momento, traria consequências. Não só para o Elf, que se desintegraria, como também para o Deep Purple, que perderia seu guitarrista.
Conforme o próprio Ronnie relatou na autobiografia póstuma "Rainbow in the Dark" (Estética Torta), com trecho reproduzido em IgorMiranda.com.br, o tecladista do Purple, Jon Lord, tentou convencê-lo a permanecer no Elf. Lord, gênio como foi, sabia que não dava para perder Blackmore.
"Se Ritchie Blackmore queria que eu trabalhasse com ele, eu definitivamente não recusaria. […] Embora as palavras de Jon ainda soassem em meus ouvidos, era uma oferta que simplesmente não podia recusar", afirmou, inicialmente.
Dio tinha consciência de que já havia lutado demais pela consagração na carreira musical. Não dava para perder mais tempo. "Eu faria 33 anos em breve, já era velho, em termos de ainda tentar fazer sucesso no mundo da música. […] Depois de três álbuns decentes, e comercialmente malsucedidos [com o Elf], eu sabia que era apenas uma questão de tempo, antes que a brincadeira acabasse", disse.
O convite, vale destacar, não surgiu do nada. Dio já havia gravado o single "Black Sheep of the Family" (composição original do Quatermass), com a autoral "Sixteenth Century Greensleeves" no lado B, junto de Blackmore. O bom resultado comercial fez com que o guitarrista, insatisfeito com o Deep Purple, considerasse montar outra banda.
A história completa da criação do Rainbow, que incluiu quase todos os integrantes do Elf em sua primeira configuração, é narrada em um artigo mais completo no site IgorMiranda.com.br, intitulado "A história da formação do Rainbow nas palavras de Ronnie James Dio".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"

A crítica que Dio passou a fazer sobre o trabalho de Ritchie Blackmore no Rainbow
Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
O curioso motivo que impediu Bruce Dickinson de entrar no Rainbow


