O clássico de David Bowie cuja letra ele disse que foi interpretada ao contrário
Por André Garcia
Postado em 06 de junho de 2022
David Bowie iniciou sua carreira com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1967. Para o tão aguardado sucesso comercial, no entanto, ele levou mais cinco anos, até o surgimento de Ziggy Stardust — o andrógino e extravagante alienígena rockstar, personagem central do álbum conceitual "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972).
Vivendo um período criativamente iluminado, em 1972 Bowie lançou sucessos como "Five Years", "Starman" e Ziggy Stardust". Não satisfeito, na época ele ainda tirou da sarjeta Iggy Pop e Lou Reed e os tornou famosos na Inglaterra ao produzir "Raw Power" e "Transformer". Como se não bastasse, ele ainda salvou o Mott the Hoople da separação dando para a banda seu primeiro hit: "All the Young Dudes". Ouça abaixo.
A faixa se tornou uma espécie de louvor à juventude. Entretanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, David Bowie revelou que todo mundo entendeu aquela letra ao contrário — ela estava mais para um requiem da juventude.
O álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" conta a história de um alienígena que vem à Terra avisar que os seres humanos têm apenas mais cinco anos de existência. Adotado pelas pessoas como um messias, ele forma uma banda de rock e vira um rockstar (e acaba tendo o final típico de um: ser um Ícaro moderno).
Ou, como o próprio autor definiu: "[Ziggy Stardust] era metade ficção científica roqueira e metade teatro japonês."
Em entrevista dada para a Rolling Stone em 1974, ao lado de William S. Burroughs, David Bowie revelou que a letra de "All the Young Dudes" se passa naquele mesmo mundo.
"O prazo é de cinco anos para o fim do mundo — foi anunciado que a vida na Terra será extinta devido à falta de recursos naturais. Ziggy está numa posição onde os garotos tinham acesso a tudo. Os mais velhos perderam totalmente o contato com a realidade, e os jovens foram largados sozinhos para pilhar tudo que sobrou."
"Ziggy estava numa banda de rock and roll, mas os jovens não queriam mais saber de rock and roll. Não havia mais emoção naquilo. O empresário de Ziggy lhe diz para cantar as notícias, porque não havia mais novidades. Ele o faz, mas as notícias são terríveis. 'All The Young Dudes' é uma música sobre essas notícias. Ela não é uma celebração à juventude, como as pessoas pensaram. Ela é totalmente o contrário!"
Em 1972, o Mott the Hoople estava prestes a se separar, por jamais ter conseguido emplacar um sucesso. Fã da banda, David Bowie primeiro ofereceu a ela "Suffragette City" (que foi rejeitada) e só depois "All the Young Dudes". Ela foi gravada em maio daquele mesmo ano e lançada como single em julho, chegando à posição #3 na Inglaterra. Em dezembro David Bowie gravou sua própria versão, oficialmente lançada apenas em 1995. Ouça abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps