Com anúncio de LoMenzo, Megadeth aumenta o número de formações; confira lista atualizada
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de junho de 2022
O Megadeth anunciou na última terça-feira (31 de maio) que James LoMenzo é o novo integrante do quarteto. O veterano baixista, que está em sua segunda passagem, já estava tocando ao vivo com a banda desde agosto do ano passado, mas ainda não era considerado um membro efetivo. Agora, o icônico grupo de thrash metal possui uma nova formação, composta por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Kiko Loureiro (guitarra), James LoMenzo (baixo) e Dirk Verbeuren (bateria).
A chegada de LoMenzo não é uma novidade, afinal de contas, era meio óbvio que ele seria o escolhido para substituir David Ellefson, demitido por ter mostrado seu instrumento na rede mundial de computadores.
Se a contratação de um baixista não é exatamente uma bomba, uma nova formação do Megadeth surpreende menos ainda. Qualquer pessoa que conheça o mínimo sobre a carreira do grupo, sabe que Dave Mustaine demite e contrata músicos sem a menor cerimônia, como pode ser visto na lista abaixo, que traz a lista atualizada com (quase) todas as formações do Megadeth.
O time que gravou os primeiros álbuns
Após ser chutado do Metallica, Dave Mustaine resolveu montar sua própria banda. Alguns músicos chegaram a tocar com o grupo, que se estabilizou com a entrada de David Ellefson (baixo), Chris Poland (guitarra) e Gar Samuelson (bateria).
O time ficou junto até 1987 e gravou os dois primeiros discos do Megadeth, "Killing Is My Business...And Business Is Good!" (1985) e "Peace Sells...But Who's Buying?" (1986).
As primeiras mudanças
Para o terceiro álbum, Mustaine demitiu o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson, que foram substituídos por Jeff Young e Chuck Behler. O quarteto gravou apenas um disco, "So Far, So Good...So What!" (1988).
A formação clássica
Acredite se quiser: o Megadeth ficou sem trocar de integrantes por quase dez anos. Entre 1989 e 1998, Dave Mustaine teve a companhia de David Ellefson, Marty Friedman (guitarra) e Nick Menza (bateria). A formação clássica gravou quatro discos, que figuram entre os melhores da banda: "Rust In Peace" (1990), "Countdown To Extinction" (1992), "Youthanasia" (1994) e "Cryptic Writings" (1997).
Infelizmente, uma reunião é impossível, pois Nick Menza faleceu em 2016, enquanto tocava com sua banda em Los Angeles.
Começou a dança das cadeiras
Nick Menza saiu do Megadeth e foi substituído por Jimmy DeGrasso. A nova escalação, que ficou unida por pouco tempo, gravou apenas o controverso "Risk" (1999).
Mais uma troca
Depois de Nick Menza, foi a vez de Marty Friedman puxar o carro. Para o seu lugar, Mustaine recrutou Al Pitrelli. Mais uma vez, o quadrado mágico gravou só um disco, "The World Needs A Hero" (2001).
Pausa para os comerciais
Em abril de 2002, Dave Mustaine chutou o balde e resolveu demitir todos os integrantes da banda, inclusive ele mesmo. Ou seja, após quase 20 anos de história, o Megadeth estava acabado... por pouco tempo.
A volta dos que não foram
Não demorou muito tempo para o Megadeth voltar ao cenário. "The System Has Failed" (2004) foi gravado por músicos convidados e a banda saiu em turnê com Dave Mustaine, os irmãos Glen Drover (guitarra) e Shawn Drover (bateria) e James MacDonough (baixo).
A primeira passagem de James LoMenzo
O baixista James LoMenzo se juntou ao Megadeth em 2006, no lugar de James MacDonough. Naquelas alturas, Dave Mustaine e os irmãos Drover completavam a formação, que gravou "United Abominations" (2007).
Mais uma troca de guitarrista
Glen Drover saiu do Megadeth e cedeu lugar ao experiente Chris Broderick, ex-Jag Panzer e Nevermore. Para variar, a nova formação ficou unida por pouco tempo e gravou um único trabalho, o excelente "Endgame" (2009).
A volta de Ellefson
David Ellefson, o eterno escudeiro de Mustaine, retornou em 2010, após 8 anos de ausência e um processo milionário, que lhe rendeu um belíssimo prejuízo. Chris Broderick e Shawn Drover completavam a nova encarnação do Megadeth, que gravou "Th1rt3en" (2011) e "Super Collider" (2013).
A chegada de Kiko Loureiro
O talentoso guitarrista Kiko Loureiro (Angra) se tornou o primeiro brasileiro a fazer parte do Megadeth. Chris Adler, baterista e fundador do Lamb Of God, também foi contratado. A formação gravou "Dystopia" (2016).
Trocas na bateria e no baixo
Dirk Verbeuren, baterista do Soilwork, se tornou integrante do Megadeth em 2016. A formação ficou estabilizada por cerca de cinco anos. Em maio de 2021, Ellefson conseguiu a proeza de ser demitido pela segunda vez.
Megadeth versão 2021/2022
Três meses após a demissão de Ellefson, James LoMenzo foi chamado para fazer os shows da "Metal Tour Of The Year" e posteriormente, anunciado como membro efetivo.
Ufa, enfim, acabou. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o troca-troca do Megadeth, ouça abaixo um pequeno resumo das formações que a banda teve ao longo do tempo. Aperte o play e boa diversão!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O pior disco do Black Sabbath, segundo o Heavy Consequence; "Uma atrocidade"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
Max Cavalera diz que enterrou as fitas de debut do Soulfly para capturar "poder indígena"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Megadeth anuncia James LoMenzo como baixista efetivo da banda
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
Dirk Verbeuren divulga drum cam de "Tipping Point", nova música do Megadeth
A pior música do pior álbum do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Dave Mustaine diz que estava nervoso antes de tocar "Tipping Point" pela primeira vez ao vivo
A melhor música do melhor álbum do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Megadeth toca single "Tipping Point" ao vivo pela primeira vez
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
A melhor música do Megadeth, na opinião de Mateus Ribeiro
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
2025, o ano que virou o mundo do rock e do heavy metal de cabeça para baixo
Regis Tadeu explica sucesso do Metallica: "Sem isso, ainda estariam no patamar do Megadeth"
O clássico do Megadeth que Mustaine escreveu por que não aguentava pessoas zoando o Metal


