Kiss: Bruce Kullick comenta o subestimado álbum "Revenge", de 1992
Por André Garcia
Postado em 26 de julho de 2022
O Kiss foi formado em 1973 por Gene Simmons e Paul Stanley, e chegou ao estrelato com "Alive!" (1975) e "Destroyer" e "Rock and Roll Over" (ambos de 1976). No entanto, com a fama subindo à cabeça, o quarteto desagradou aos fãs ao se afastar do rock para flertar com gêneros como disco music e progressivo.
Ao longo dos anos 80, após passar por diversas mudanças de formação, a banda se manteve viva seguindo os passos dos sucessos da época, como Bon Jovi e Motley Crüe. Dessa forma, no começo dos anos 90 com "Revenge" eles tiveram em mente fazer um retorno triunfal ao rock pesado, deixando para trás os excessos oitentistas, e a acomodação.
Bruce Kullick entrou para o Kiss em 1984, na turnê de "Animalyze", substituindo Mark St. John. Ele fez parte da banda até 1996, com o retorno das máscaras e de Ace Frehley e Peter Criss. Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, ele comentou a produção do álbum — possivelmente o melhor da fase desmascarada do Kiss.
Um dos maiores responsáveis por aquela nova cara da banda foi o retorno do produtor Bob Ezrin, do clássico "Destroyer" e o flopado "Music From the Elder": "[Bob Ezrin] estava sempre me forçando a tocar o meu melhor", relembrou Kullick. "Ele me desafiou a tocar com meus c*lhões, sem nada previamente planejado, sem frescuras. Eu disse em 1992: 'Eu encontrei um timbre agressivo para cada solo, e aí então fui direto na garganta.'"
Gene Simmons, que durante boa parte da década anterior esteve com a cabeça fora da banda, dessa vez estava de volta a ela de corpo e alma. "Gene [Simmons] estava de volta, na frente, focado e completamente comprometido com a banda. Paul [Stanley] mostrou seu lado mais afiado, contribuindo com músicas com paixão e convicção. Ele dizia com orgulho: 'Isso é absolutamente uma banda', e todos os integrantes foram importantes com suas contribuições."

"Revenge" foi o primeiro disco sem o baterista Eric Carr, falecido vítima de câncer. Em seu lugar entrou Eric Singer, que já havia no ano anterior gravado "God Gave Rock 'n' Roll To You II".
"[Eric Singer] fez um grande trabalho com Ezrin", acrescentou Bruce, "aperfeiçoando suas partes de bateria no álbum", salientou o guitarrista. "Paul disse em 92: 'Ele chegou em um momento muito difícil, e trouxe algo muito especial — uma abundante energia que está por todo o álbum.'"
O Kiss contou também com convidados como Dick Wagner (ex-Alice Cooper), além de colaboradores como Jesse Damon e seu ex-guitarrista do começo dos anos 80, Vinnie Vincent — co-autor de "Unholy", Heart of Chrome" e "I Just Wanna".
A última faixa, "Carr Jam 1981", é um instrumental em homenagem a seu falecido baterista. Uma jam aos moldes de "Moby Dick", do Led Zeppelin, foi originalmente gravada com Ace Frehley, mas teve a guitarra regravada por Bruce Kullick.
Vale a pena dar uma chance ao "Revenge", que chegou a #10 nas paradas de sucesso do Reino Unido e #6 na Billboard. Seus singles foram "God Gave Rock 'n' Roll to You II", "Unholy", "Domino", "I Just Wanna" e a balada "Every Time I Look at You". Durante sua turnê foi gravado ainda o álbum ao vivo "Alive III".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
A música que fez as garotas prestarem atenção no Children of Bodom, segundo Alexi Laiho

Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Por que a ditadura impediu o Kiss de tocar na Argentina em 1983?
A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno
Quando Peter Criss percebeu que o Kiss estava deixando de ser uma banda de rock
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss
Quando Slash tentou entrar pro Kiss mas foi rejeitado por um motivo cruel


