Marky Ramone lista e comenta suas 10 músicas preferidas dos Ramones
Por André Garcia
Postado em 31 de agosto de 2022
O rock surgiu em meados dos anos 50 e, em seus primeiros anos de existência, era descomplicado e contagiante. Entretanto, a partir do final da década seguinte, com o surgimento do rock progressivo foi ficando cada vez mais longo, pretensioso, complexo e, para muitos, chato.
Como um antídoto para aquilo, em meados da década de 70 surgiram os Ramones, que dedicaram toda sua carreira a fazer o rock voltar a ser simples e divertido. E, mais que isso, voltar a ser acessível para qualquer um que quisesse fazer suas próprias músicas, independentemente de saber tocar ou não.
Marky Ramone pode não ter sido o baterista original, mas, foi um de seus principais integrantes. Com duas passagens pela banda, a primeira de 1978 a 83 e a segunda de 87 a 96, foi o quarto membro mais duradouro, pouco atrás do baixista Dee Dee Ramone. Sendo um dos últimos Ramones vivos, ele preserva o legado da banda tanto na estrada tocando seus clássicos quanto lançando livros e documentários sobre ela.
A Classic Rock desafiou Marky a listar e comentar suas 10 músicas preferidas dos Ramones.
Rock 'n' Roll High School (1980)
"Tenho que incluir essa por causa do clipe, minhas memórias da escola, e a premissa do vídeo, que era explodir a escola. A educação é importante hoje em dia, acredito que os garotos devam ficar na escola porque há muita competição por aí agora. Mas antigamente era diferente, e eu pessoalmente odiava."
The KKK Took My Baby Away (1981)
"Contrariando a crença popular, essa música não é sobre Johnny ter roubado a namorada de Joey. Joey foi para uma instituição, e lá tinha uma garota negra com quem ele fez amizade. Um dia, ela desapareceu, e ele realmente gostava dela, então aquilo o inspirou a escrever aquela música."
I Wanna be Sedated (1978)
"Essa foi a primeira música em que eu toquei, então ela sempre morará em meu coração. E era uma melodia muito, muito cativante — em muito por conta daquele refrão."
Pet Sematary (1989)
"Eu curto Pet Sematary, obviamente, porque tenho boas recordações do contato com Stephen King. Ele é um grande cara, e foi muito legal estar com ele."
Rockaway Beach (1977)
"Essa é apenas uma divertida canção de verão. Os Ramones obviamente amavam os Beach Boys, mas Johnny e eu curtíamos mais Jan & Dean. Eles foram uma dupla com alguns hits lá nos anos 60, com 'Dead Man's Curve' e músicas assim. Gostávamos também dos grupos femininos, como The Crystals e The Ronnettes. E músicas diferentonas, como 'Wipe Out'."
Blitzkrieg Bop (1976)
"Essa música é óbvio que estaria aqui. O grito de guerra é inesquecível."
Sheena Is a Punk Rocker (1977)
"Eu amo a produção nessa. É ao estilo das antigas canções — só que com uma pilha de [amplificadores] Marshall atrás."
My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg) (1986)
"Eu curto essa música, e ela tem um grande refrão, mas ficou meio datada porque é sobre [o presidente americano Ronald] Reagan, e a política da época. Mas na época era uma grande música. Era sobre ele ter perdoado nazistas da Segunda Guerra Mundial."
Surfin' Bird (1977)
"Eu gosto da forma como eles abordaram essa música. Sempre amei a original. É tão insana! E a forma como os Ramones fizeram ela ficou muito boa também. Eles conseguiram acrescentar loucura a ela."
I Wanna Be Your Boyfriend (1976)
"Eu amo algumas das baladas que fizemos também. Essa música revelou outro lado dos Ramones. Eles se provaram capazes de serem mais suave e emocional, e estava tudo bem para uma banda punk cantar sobre meninas e escrever doces canções como ela."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps