Beatles: Como o tarot influenciou uma composição de Paul McCartney
Por André Garcia
Postado em 30 de agosto de 2022
No começo da década de 60, as letras de rock só falavam de garotas, romance e amor. Em seus primeiros anos, os Beatles seguiram essa regra com hits como "I Want To Hold Your Hand", "She Loves You" e "Can't Buy Me Love", mas depois que fizeram sucesso, logo trataram de mudar as regras do jogo. Dessa forma, inspirados por Bob Dylan, Lennon e McCartney começaram a escrever sobre suas vidas, seus sentimentos, e a forma como enxergavam o mundo a seu redor.
Beatles - Mais Novidades
Com a chegada da era psicodélica na segunda metade dos anos 60, já era possível fazer músicas inspiradas em praticamente qualquer coisa — e quanto mais excêntrico, melhor. Dessa forma, começaram a pintar nas letras dos Fab Four elementos retirados de religiões como hinduísmo e budismo, bem como coisas místicas, como o tarot.
Conforme publicado pela Rock n Roll Society, na biografia Many Years From Now, de Barry Miles, Paul McCartney contou que a ideia de "The Fool on the Hill" veio do tarot. Mais especificamente da carta O Louco (The Fool), que na ocasião se revelou insistentemente ao baixista.
"Eu conhecia [Koger] Marijke", revelou ele, "ela tinha uma aparência chamativa. Ela costumava prever meu futuro com um baralho de tarot, que eu não curtia porque tinha medo que era tirasse a carta da morte algum dia. Mesmo assim, eu não sou chegado nessas coisas, porque deixam minha mente preocupada antes da hora."
"Eu tentava me livrar daquilo, mas era sempre [a carta] O Louco [que eu tirava]. Eu falava 'ai, caramba', e ela respondia: "Não, não, não… O Louco é uma excelente carta. Ela pode parecer bobo a princípio, mas, na verdade, é uma das melhores cartas, pois representa a inocência e a infância."
Aquela carta acabou sendo uma das inspirações de "The Fool on the Hill", lançada no EP duplo "Magical Mystery Tour" (1967). Ela foi bem recebida pelos críticos, como Bob Dawbarn, da Melody Maker, que descreveu o álbum como "seis faixas que nenhum outro grupo pop no mundo seria capaz de ousar abordar, combinando originalidade e um toque popular. Sobre a faixa, ele julgou ser uma "típica balada lírica dos Beatles", e que daria um "excelente lado a de single".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027



O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
A música dos Beatles que despertou em Scott Stapp a vontade de ser artista
A frase que Paul McCartney escreveu e acreditava que sobreviveria para sempre
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
Stephen King e sua canção favorita dos Beatles; "Ainda soa totalmente fresca quando ouço hoje"
O frustrante único encontro de Roger Waters do Pink Floyd com John Lennon dos Beatles


