Beatles: Como o tarot influenciou uma composição de Paul McCartney
Por André Garcia
Postado em 30 de agosto de 2022
No começo da década de 60, as letras de rock só falavam de garotas, romance e amor. Em seus primeiros anos, os Beatles seguiram essa regra com hits como "I Want To Hold Your Hand", "She Loves You" e "Can't Buy Me Love", mas depois que fizeram sucesso, logo trataram de mudar as regras do jogo. Dessa forma, inspirados por Bob Dylan, Lennon e McCartney começaram a escrever sobre suas vidas, seus sentimentos, e a forma como enxergavam o mundo a seu redor.
Beatles - Mais Novidades
Com a chegada da era psicodélica na segunda metade dos anos 60, já era possível fazer músicas inspiradas em praticamente qualquer coisa — e quanto mais excêntrico, melhor. Dessa forma, começaram a pintar nas letras dos Fab Four elementos retirados de religiões como hinduísmo e budismo, bem como coisas místicas, como o tarot.
Conforme publicado pela Rock n Roll Society, na biografia Many Years From Now, de Barry Miles, Paul McCartney contou que a ideia de "The Fool on the Hill" veio do tarot. Mais especificamente da carta O Louco (The Fool), que na ocasião se revelou insistentemente ao baixista.
"Eu conhecia [Koger] Marijke", revelou ele, "ela tinha uma aparência chamativa. Ela costumava prever meu futuro com um baralho de tarot, que eu não curtia porque tinha medo que era tirasse a carta da morte algum dia. Mesmo assim, eu não sou chegado nessas coisas, porque deixam minha mente preocupada antes da hora."
"Eu tentava me livrar daquilo, mas era sempre [a carta] O Louco [que eu tirava]. Eu falava 'ai, caramba', e ela respondia: "Não, não, não… O Louco é uma excelente carta. Ela pode parecer bobo a princípio, mas, na verdade, é uma das melhores cartas, pois representa a inocência e a infância."
Aquela carta acabou sendo uma das inspirações de "The Fool on the Hill", lançada no EP duplo "Magical Mystery Tour" (1967). Ela foi bem recebida pelos críticos, como Bob Dawbarn, da Melody Maker, que descreveu o álbum como "seis faixas que nenhum outro grupo pop no mundo seria capaz de ousar abordar, combinando originalidade e um toque popular. Sobre a faixa, ele julgou ser uma "típica balada lírica dos Beatles", e que daria um "excelente lado a de single".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul

30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
A música de Frank Sinatra que é a favorita de Paul McCartney dos Beatles
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O que Ringo Starr dizia de seu antecessor; "nunca senti que ele fosse um grande baterista"
Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A capa dos Beatles que seria sem graça, mas ficou genial graças a um feliz acidente
O hit dos Beatles do qual John Lennon sentia vergonha: "As letras são horríveis, sabe?"


