A música do Led que poderia ter ficado melhor se Bonham tivesse se esforçado mais
Por Bruce William
Postado em 26 de agosto de 2022
"D'yer Mak'er" é uma canção lançada pelo Led Zeppelin no seu álbum "Houses of the Holy", de 1973. A pronúncia, falada em inglês britânico, soa propositalmente como "jah-may-kah", uma referência ao país caribenho.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A ideia da música era emular a batida reggae que emergia da Jamaica no início dos anos 70. E ela começou a ser criada a partir de ensaios na Stargroves em 1972 quando o baterista John Bonham começou a fazer uma batida semelhante ao doo-wop de 1950 e a distorceu numa batida sutilmente fora do tempo, quando a influência do reggae acabou surgindo.
Para conseguir o som singular da bateria foram posicionados três microfones a uma boa distância da bateria de Bonham. "John estava interessado em tudo, exceto jazz e reggae", disse o baixista John Paul Jones no livro "John Bonham: A Thunder of Drums", de Chris Welch. "Ele não odiava jazz, mas odiava tocar reggae, que ele achava muito chato. Ele não tocou nada além da mesma batida aleatória durante todo o tempo", disse Jones, justificando que o desdém pela música na hora de tocá-la foi o que fez a canção ficar tão largada.
De acordo com Jones: "Soaria tudo melhor se ele tivesse trabalhado na música, mas ele não quis, então ficou terrível", conforme relatou o Far Out Magazine.
Apesar de sustentar que a música teria sido melhor se Bonham tivesse se esforçado mais, Jones também disse que concordava com Bonham, chegando a chamar a música de "terrível" porque sua seção rítmica não seguia a regra de ouro de uma banda de reggae. Ele disse a Welch: "O ponto principal do reggae é que a bateria e o baixo realmente precisam ser muito rigorosos com o que tocam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado

A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
Jimmy Page relembra capa de 1973 que o fez expulsar designer da sala: "Insulto"
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
O gênero musical que nunca produziu um gênio, segundo Jimmy Page
A banda que Paul Stanley viu ao vivo e mudou sua vida: "obra de Deus"


