Gene Simmons sobre o Ramones: "Punk nos EUA não significava nada"
Por André Garcia
Postado em 14 de agosto de 2022
Kiss e Ramones pareciam vindos de planetas diferentes, mas tanto um quanto outro surgiram em Nova Iorque, e na mesma época. Ambas as bandas não tinham nada a ver, e as diferenças eram mais que meramente musicais ou estéticas.
Afinal de contas, o Kiss prezava por um espetáculo quase circense e não tinha vergonha de ter como objetivo faturar muito dinheiro. Já os Ramones se mantinham fieis a seus ideais e se recusavam a fazer concessões, mesmo que precisassem abrir mão de fazer sucesso para isso.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Gene Simmons, fundador do Kiss ao lado de Paul Stanley, em entrevista de 2014 falou para a Vice sobre Ramones e a cena punk. Embora sejam da mesma cidade, o linguarudo baixista demonstrou não conhecer os Ramones tão bem quanto acredita.
"Quando começamos, era só glitter e glam, você jamais tocaria numa banda e se vestiria como um punk. Bom, aquilo começou em Nova Iorque com os Ramones, Joey e os caras iam sempre nos assistir, e diziam 'Uau, cara! Uau, cara!' Mas o punk nos Estados Unidos nunca significou nada além de estilo. Dois dos Ramones eram judeus, viviam em bairros de classe média. Pegue o metrô, volte para casa, faça duas refeições por dia. Punk na Inglaterra era uma questão de segregação social, significava algo. Punk nos Estados Unidos não significava nada."
"Que Deus tenha os Ramones", prosseguiu. "Eles eram uma banda divertida e tudo, influente [mas] não era uma banda grande que tocava em estádios e [fazia as pessoas dizerem] 'Eu comecei a tocar por causa deles.' Então você pega os Ramones, que são amplamente aceitos pela mídia como os mais influentes e essa coisa toda… Eles só tiveram um disco de ouro depois que morreram — e mesmo assim o que eles mais odiavam."
"Chicago teve 22 discos de platina seguidos. O que quero dizer é que não importa o que eu gosto ou o que você gosta. Não faz diferença. A única coisa que importa é o que a massa gosta. É isso ou pagar de superior: 'Minha opinião importa mais que a sua.' Eu não caio nessa. Eu acredito no que é definido pela massa", concluiu.
Apesar dos pesares, o Kiss contribuiu com o álbum de tributo aos Ramones "We're a Happy Family: A Tribute to Ramones" (2003) regravando "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?". Também participaram do tributo nomes como Red Hot Chili Peppers, Rob Zombie, Eddie Vedder, Metallica, U2, Marilyn Manson, Green Day, Offspring e Tom Waits.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps