Gene Simmons sobre o Ramones: "Punk nos EUA não significava nada"
Por André Garcia
Postado em 14 de agosto de 2022
Kiss e Ramones pareciam vindos de planetas diferentes, mas tanto um quanto outro surgiram em Nova Iorque, e na mesma época. Ambas as bandas não tinham nada a ver, e as diferenças eram mais que meramente musicais ou estéticas.
Kiss - Mais Novidades
Afinal de contas, o Kiss prezava por um espetáculo quase circense e não tinha vergonha de ter como objetivo faturar muito dinheiro. Já os Ramones se mantinham fieis a seus ideais e se recusavam a fazer concessões, mesmo que precisassem abrir mão de fazer sucesso para isso.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Gene Simmons, fundador do Kiss ao lado de Paul Stanley, em entrevista de 2014 falou para a Vice sobre Ramones e a cena punk. Embora sejam da mesma cidade, o linguarudo baixista demonstrou não conhecer os Ramones tão bem quanto acredita.
"Quando começamos, era só glitter e glam, você jamais tocaria numa banda e se vestiria como um punk. Bom, aquilo começou em Nova Iorque com os Ramones, Joey e os caras iam sempre nos assistir, e diziam 'Uau, cara! Uau, cara!' Mas o punk nos Estados Unidos nunca significou nada além de estilo. Dois dos Ramones eram judeus, viviam em bairros de classe média. Pegue o metrô, volte para casa, faça duas refeições por dia. Punk na Inglaterra era uma questão de segregação social, significava algo. Punk nos Estados Unidos não significava nada."
"Que Deus tenha os Ramones", prosseguiu. "Eles eram uma banda divertida e tudo, influente [mas] não era uma banda grande que tocava em estádios e [fazia as pessoas dizerem] 'Eu comecei a tocar por causa deles.' Então você pega os Ramones, que são amplamente aceitos pela mídia como os mais influentes e essa coisa toda… Eles só tiveram um disco de ouro depois que morreram — e mesmo assim o que eles mais odiavam."
"Chicago teve 22 discos de platina seguidos. O que quero dizer é que não importa o que eu gosto ou o que você gosta. Não faz diferença. A única coisa que importa é o que a massa gosta. É isso ou pagar de superior: 'Minha opinião importa mais que a sua.' Eu não caio nessa. Eu acredito no que é definido pela massa", concluiu.
Apesar dos pesares, o Kiss contribuiu com o álbum de tributo aos Ramones "We're a Happy Family: A Tribute to Ramones" (2003) regravando "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?". Também participaram do tributo nomes como Red Hot Chili Peppers, Rob Zombie, Eddie Vedder, Metallica, U2, Marilyn Manson, Green Day, Offspring e Tom Waits.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
A banda que levou 25 anos para terminar uma música: "Eu vou descobrir"
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
2 de novembro de 1999 - o dia em que Foo Fighters e RATM lançaram dois clássicos do rock
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Confessori traz um trabalho moderno, técnico e ambicioso em seu álbum solo de estreia

A banda que Keith Richards achava vazia e Paul Stanley põe no topo do rock
O problema de Billy Joel, Mötley Crüe e Paul Stanley, segundo Michael Sweet
Como surgiu o hit "I Was Made for Lovin' You", do Kiss, segundo Desmond Child
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
As 10 melhores músicas do Kiss na fase sem maquiagem, em lista da Classic Rock
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
Como um solo de Ace Frehley ajudou Marty Friedman a mudar de vida após uma viagem que deu ruim
A banda que o Mötley Crüe não queria imitar ao anunciar sua despedida
A banda que Pete Townshend e Patti Smith desprezaram e mudou a vida de Scott Ian
Kiss anuncia documentário oficial sobre a turnê "End of the Road"
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock


