The Doors comenta a gravação da icônica faixa "Riders on the Storm
Por André Garcia
Postado em 13 de agosto de 2022
O The Doors fez sucesso na segunda metade dos anos 60 pela poesia de seu carismático (e problemático) frontman Jim Morrison. Além disso, também chamava atenção a inconfundível mistura de jazz, blues e rock feita pelo seu trio de instrumentistas.
Doors - Mais Novidades
Um de seus maiores clássicos foi "Riders on the Storm", a última faixa do último álbum com o vocalista, "L. A. Woman" (1971). Uma introspectiva e atmosférica canção que reunia tudo aquilo que a banda tinha de melhor. Prova disso é que mesmo quem não curte The Doors geralmente por ela dá o braço a torcer.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em entrevista para a Uncut o tecladista Ray Manzarek falou sobre a música.
"Robby [Krieger] e Jim [Morrison] estavam tocando, improvisando alguma coisa com "Ghost Riders in the Sky" [de Vaughn Monroe]. Eu propus a linha de baixo e a parte do piano — o estilo jazzístico foi minha ideia. Jim já tinha a história sobre um assassino pedindo carona na estrada. Em essência, era uma música bastante cinematográfica sobre um serial killer — algo bem à frente de seu tempo."
Um dos destaques da faixa é o segundo vocal de Jim Morrison, sussurrado, sorrateiramente escondido atrás do ao mesmo tempo sensível e vigoroso vocal principal. Em entrevista também para a Uncut, o baterista John Densmore contou que a ideia partiu dele:
"Eu tive essa ideia, e sugeri ao [produtor] Bruce Botnick que Jim voltasse e gravasse outro vocal, só que sussurrando. Algo quase subliminar: a não ser que você saiba que está lá, você nem ouve."
Ao contrário dos sussurros, que exigem uma audição mais atenciosa, chama atenção de imediato os sons de chuva e trovões. Presentes na introdução, já dão o clima arrepiante antes mesmo da primeira nota ser tocada. Segundo Botnick, a ideia do uso dos efeitos sonoros partiu de Jim Morrison:
"Todos nós pensamos na ideia dos efeitos sonoros, mas foi Jim que disse em voz alta: 'Não seria legal acrescentar chuva e trovões?' Eu usei as gravações de efeitos sonoros da Elektra e, conforme mixávamos, eu simplesmente apertei o botão. O acaso conspirou a favor, então os trovões saíram todos nos lugares certos. Aquilo te levava para outro lugar. Era como um mini filme em nossas cabeças."
Em entrevista para a Artist Direct, Ray Manzarek refletiu sobre a letra de "Riders on the Storm": "É uma canção cinematográfica. O deserto pode produzir incríveis tempestades. À distância, há o clarão das luzes de Los Angeles, mas a pessoa na estrada é louca: 'Se você der carona a esse homem, sua doce família morrerá.'"
"Mas o que eu amo na letra é que no final Morrison dá meia volta e faz dela uma música sobre redenção. Ele fez a canção de amor definitiva. 'O mundo dele depende de você, sua vida não terá fim. Garota, você tem que amar seu homem.' Esse é o último verso. É uma pista. É um prenúncio. Era o inconsciente de Jim nos dizendo (e talvez dizendo a ele mesmo), que aquela era a última [música], mas sua vida não terá fim", concluiu.
"Riders on the Storm" foi a última música gravada por Jim Morrison, que pouco depois partiu para Paris, deixando seus colegas encarregados de finalizar o disco. Encontrado morto no mesmo ano, o vocalista jamais retornou da França.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl

O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
A lógica dark e assombrosa dos Doors
The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"


