O guitarrista que inspirou Jimi Hendrix a tocar com os dentes
Por André Garcia
Postado em 01 de agosto de 2022
Jimi Hendrix desembarcou na Inglaterra em 1966 como um anônimo, e já em seu primeiro show deixou de boca aberta uma plateia formada por seus ídolos: nomes como Eric Clapton, Jeff Beck, Paul McCartney, Mick Jagger e Pete Townshend. Como um conto de fadas, da noite para o dia ele foi de desconhecido ao topo do rock inglês, e antes mesmo de gravar sua primeira música.
Os sons que Jimi tirava da guitarra eram diferentes de qualquer coisa já ouvida até então. No entanto, também contribuiu muito para sua ascensão meteórica a forma como ele tirava da guitarra aqueles sons. Em tempos de músicos paradões, como Clapton, Hendrix tocava com os dentes, com o instrumento nas costas, atrás da cabeça… até mesmo cordas arrebentadas se tornavam parte do espetáculo, já que ele as trocava no meio da música e sem parar de tocar.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o jovem gênio aprendeu aqueles truques quando ainda tocava em pequenos clubes em Nashville. E os aprendeu especificamente com o guitarrista Alphonso Young enquanto tocava numa banda chamada King Kasuals. No documentário Becoming Jimi Hendrix, Young contou.
"O olhos de Jimi brilharam quando ele me viu pela primeira vez tocando a guitarra com os dentes e nas costas. Eu sempre fui amostrado. As garotas adoravam!"
Hendrix incorporou todos os truques que aprendeu a suas apresentações, mas depois se sentiu refém deles: "O problema era que as plateias tomaram aquilo como algo que elas tinham que ver, ou não curtiriam o show", se queixou ele certa vez.
Lemmy Kilmister, fundador do Motörhead, já foi roadie do lendário guitarrista, e confirmou que "esperavam que ele fosse um showman, mas eu acho que ele uma hora se cansou daquilo. E quando as pessoas reclamaram, ele começou a fazer um tipo de imitação de Jimi Hendrix, sabe? Não era convincente. Aquilo foi uma pena…"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps