Como o Pixies influenciou o maior hit do Nirvana, segundo Kurt Cobain
Por André Garcia
Postado em 29 de setembro de 2022
O Nirvana surgiu no final dos anos 80, sendo associado ao movimento grunge quando se mudou para Seattle. Principalmente após assinar com o selo Sub Pop e lançar seu álbum de estreia, "Bleach" (1989). Em 1991, após "Smells Like Teen Spirit" dominar a MTV e as rádios em todo o planeta, o mundo da música nunca mais foi o mesmo.
Nirvana - Mais Novidades
Um hit instantâneo, colocou o recém-lançado "Nevermind" (1991) no topo das paradas da Billboard — simbolicamente desbancando Michael Jackson com "Dangerous". O sucesso foi tamanho que, quase que da noite para o dia, fez passar de praticamente anônimo a uma das maiores personalidades do mundo da música o seu frontman, Kurt Cobain.
Cobain definiu "Nevermind" como "The Knack e Bay City Rollers sendo molestados pelo Black Flag e o Black Sabbath", mas uma grande influência de "Smells Like Teen Spirit" foi o Pixies. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone ele declarou:
"Eu me identifiquei tanto com aquela banda… Nós usamos o senso de dinâmica deles: [primeiro] ser calmo e leve e depois barulhento e pesado." Dizendo que "Smells Like Teen Spirit" foi sua tentativa de fazer "o hit pop definitivo", ele confessou: "Eu estava basicamente tentando imitar o Pixies".
O vocalista chegou certa vez a dizer que "Surfer Rosa", álbum de estreia do Pixies, fez com que ele, até então um radical devoto do punk, expandisse seus horizontes e "finalmente admitisse que sou um amante da música".
O Pixies foi formado em Boston em 1986, e causou um impacto musical tão grande no rock alternativo que foi (ao lado do Sonic Youth) considerado "a música mais empolgante dos anos 80" por ninguém menos que David Bowie.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Lindsey Buckingham (Fleetwood Mac) é atacado por fã com substância não identificada
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde


O que Kurt Cobain realmente pensava sobre as letras do Nirvana, segundo o próprio
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


