Como o Pixies influenciou o maior hit do Nirvana, segundo Kurt Cobain
Por André Garcia
Postado em 29 de setembro de 2022
O Nirvana surgiu no final dos anos 80, sendo associado ao movimento grunge quando se mudou para Seattle. Principalmente após assinar com o selo Sub Pop e lançar seu álbum de estreia, "Bleach" (1989). Em 1991, após "Smells Like Teen Spirit" dominar a MTV e as rádios em todo o planeta, o mundo da música nunca mais foi o mesmo.
Um hit instantâneo, colocou o recém-lançado "Nevermind" (1991) no topo das paradas da Billboard — simbolicamente desbancando Michael Jackson com "Dangerous". O sucesso foi tamanho que, quase que da noite para o dia, fez passar de praticamente anônimo a uma das maiores personalidades do mundo da música o seu frontman, Kurt Cobain.
Cobain definiu "Nevermind" como "The Knack e Bay City Rollers sendo molestados pelo Black Flag e o Black Sabbath", mas uma grande influência de "Smells Like Teen Spirit" foi o Pixies. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone ele declarou:
"Eu me identifiquei tanto com aquela banda… Nós usamos o senso de dinâmica deles: [primeiro] ser calmo e leve e depois barulhento e pesado." Dizendo que "Smells Like Teen Spirit" foi sua tentativa de fazer "o hit pop definitivo", ele confessou: "Eu estava basicamente tentando imitar o Pixies".
O vocalista chegou certa vez a dizer que "Surfer Rosa", álbum de estreia do Pixies, fez com que ele, até então um radical devoto do punk, expandisse seus horizontes e "finalmente admitisse que sou um amante da música".
O Pixies foi formado em Boston em 1986, e causou um impacto musical tão grande no rock alternativo que foi (ao lado do Sonic Youth) considerado "a música mais empolgante dos anos 80" por ninguém menos que David Bowie.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps