O dia em que Neil Young comprou 20 mil cópias de seu próprio álbum
Por André Garcia
Postado em 27 de setembro de 2022
Neil Young surgiu na segunda metade dos anos 60, fazendo sucesso tanto como membro do Buffalo Springfield quanto como artista solo com "Everybody Knows This is Nowhere" (1969) e no supergrupo Crosby Stills Nash & Young.
Após chegar ao estrelato com "After the Gold Rush" (1970) e "Harvest" (1972), passou por um inferno astral amargando os fracassos comerciais "Time Fades Away" (1973), "On the Beach" (1974) e "Tonight's the Night" (1975), mas se recuperou com "Zuma" (1975). Em 1978, o canadense já tinha conquistado a fama de ser uma figura no mínimo idiossincrásica. Tanto que poucos duvidaram quando surgiu um boato de que ele havia comprado 20 mil cópias de seu próprio álbum.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2014 ele finalmente confirmou ter comprado 20 mil cópias do álbum "Comes A Time". O motivo não foi mera excentricidade, mas retirar cópias defeituosas do mercado — uma espécie de recall por conta própria.
"A fita foi danificada no aeroporto, ou algo assim", contou em entrevista para a Rolling Stone. "Eu tive que voltar e usar uma cópia da [gravação] master — era uma cópia, mas soava melhor que qualquer outra. Eu fiz o telhado de um celeiro com eles. Fiz eles de telhas."
Neil Young é notório por sua obsessão por qualidade sonora, chegando em 2015 a retirar suas músicas dos serviços de streaming alegando:
"Eu não preciso que minha música seja desvalorizada com a pior qualidade da história da transmissão, ou qualquer outra forma de distribuição. Não acho correto permitir que isso seja vendido a meus fãs. É ruim para minha música."
Neil Young chegou a desenvolver uma espécie de iPod de alta qualidade sonora chamado Pono, prometendo música como soam no estúdio durante a gravação. Após ser financiado no Kickstarter em outubro de 2014 e entregue aos apoiadores no ano seguinte, fracassou em vendas e acabou descontinuado e abandonado em 2017.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps