Robert Plant relembra o momento em que soube que o Led Zeppelin faria sucesso
Por André Garcia
Postado em 15 de setembro de 2022
O Yardbirds foi formado em 1962, assim como os Rolling Stones, e bem como eles, foram um dos principais difusores do blues na Inglaterra. Com sonoridade influenciada pelo blues de Chicago, o grupo misturou elementos próprios e tirou proveito do fato de terem passado por ele três dos maiores guitarristas de todos os tempos: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
Com a implosão do Yardbirds em 1968, coube a Page encontrar novos integrantes para cumprir o restante da agenda de shows como The New Yardbirds. Os escolhidos foram Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham — e assim nasceu o Led Zeppelin.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, já no primeiro ensaio do quarteto o vocalista já sabia que a banda chegaria longe.
"Quando fui pela primeira vez a um ensaio do Yardbirds, eu tinha 19 anos, quase 20. Eu disse a Jimmy Page que o baterista deles não chegava perto do dinamismo de John Bonham, que era uma coisa totalmente diferente. Então, assim que a esposa de John deu permissão a ele para ir a um ensaio […] nós dois fomos à Londres na van da mãe de John, que pegamos emprestada. Naquela sala, naquela tarde, quando tocamos um monte de músicas que ninguém conhecia, eu sabia que estava numa sala cheia de gigantes, de verdade. E foi aquilo."
"Em 1973, o que aconteceu naquela sala explodiu em um dos mais ousados e diferentes rocks que você poderia imaginar. Era a soma das partes. Aqueles caras eram insanamente bons. Era como se estivéssemos todos um esperando pelo outro em todo que veio antes daquilo. Foi tipo: BANG!"
O Led Zeppelin durou de 1968 a 1980, tendo sua trajetória encerrada pela morte de John Bonham. É considerada uma das maiores e mais inovadoras bandas de todos os tempos tanto pelo enorme sucesso comercial que fez quanto pela influência que exerceu sobre aquelas que vieram depois, principalmente as de rock pesado e heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps