A polêmica música do Metallica que salvou e tirou vidas
Por Emanuel Seagal
Postado em 31 de outubro de 2022
Em 1984 o Metallica gravou seu segundo álbum, "Ride The Lightning", e decidiu tentar sua primeira balada, que se tornou a conhecida "Fade to Black", mas apesar do sucesso, sua história é envolta por polêmica e tragédia.
Metallica - Mais Novidades
"Ela foi um grande passo para nós, foi basicamente nossa primeira balada, então sabíamos que iria assustar todo mundo", disse James Hetfield em entrevista da revista Guitar World. Ele acrescentou: "Eu estava bem deprimido na época, pois nosso equipamento havia sido roubado e fomos expulsos da casa do nosso empresário por quebrar umas coisas e acabar com suas bebidas. É uma música sobre suicídio, e fomos muito criticados por isso, já que garotos estavam se matando por causa dessa música, mas também recebemos centenas de cartas de jovens nos contando como se identificaram com a música e passaram a se sentir melhor."
"Fade to Black" colocou o Metallica nas rádios da época, é foi a última que o ex-baixista Jason Newsted tocou com o grupo, na premiação VH1 Music Awards em 30 de novembro do ano 2000. Esta balada ainda faz parte de alguns sets do Metallica. Em show realizado em agosto deste ano em Pittsburgh, a banda parou no meio da música e James disse a seguinte mensagem: "Vocês já sentiram a escuridão antes, certo? É sobre isso que se trata essa música, algo que não devemos falar a respeito, não devemos falar sobre suicídio, certo? Porque é assustador, é realmente assustador. Todos aqui fomos atingidos por isso de uma forma ou outra, todos temos dificuldades, todos sabemos o que é esta escuridão, e se você está sentindo que precisa tirar sua própria vida, por favor não o faça, por favor espere, por favor fale com alguém. Alguém te ama, sempre, haverá alguém para te ouvir, e eu amo você, não importa o que você tenha feito, você não está sozinho."
Clique no player abaixo para ver o trecho, aos 4 minutos e 10 segundos, onde James Hetfield fala sobre suicídio com o público de Pittsburgh.
Em outra entrevista, desta vez com a revista Rolling Stone, James relembrou os problemas com a censura. "'Fade to Black' teve uma resposta positiva e negativa. Quando a censura apareceu, essa foi uma das músicas que tentaram atacar. Esses pais encontrando seus filhos mortos na garagem com as letras, intoxicados por monóxido de carbono. As pessoas tentaram processar as bandas pelos seus erros, mas tivemos muitas e muitas cartas — e ainda recebemos — dizendo, 'Fade to Black salvou minha vida.' Mas ninguém quer ler isso, é muito legal, muito chato."
Nem tudo é sombrio na história de "Fade to Black". Nos agradecimentos do disco "Ride The Lightning" há um nome curioso, o de Ken "3AM" Jack, um antigo amigo da banda chamado Ken Jacobsen, mencionado dessa forma porque o grupo decidiu utilizar um violão para as gravações da balada e foram até o apartamento dele às 3 da manhã para pedir o instrumento emprestado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Blackie Lawless puxa a orelha de Gene Simmons por comentário desnecessário sobre Ace Frehley
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar


A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


