Na opinião de Jack Bruce, em seu auge quem foi melhor: Eric Clapton ou Jimi Hendrix?
Por André Garcia
Postado em 10 de outubro de 2022
Em 1966, após passagem por bandas como Yardbirds, John Mayall & the Bluesbreakers e Graham Bond Organisation, Ginger Baker, Eric Clapton e Jack Bruce decidiram formar a própria banda. Dessa união surgiu o Cream, que não demorou para ser reconhecido como uma das mais importantes bandas da Inglaterra.
Naquele mesmo ano Jimi Hendrix, então anônimo, desembarcou em Londres, onde se tornou um astro após seu primeiro show lá. Mas antes de sua estreia oficial, ele já tinha chamado atenção fazendo uma jam com o Cream, de quem era grande fã.
Tanto Eric Clapton quanto Jimi Hendrix são considerados dois dos maiores guitarristas de todos os tempos, mas, no auge, qual dos dois foi melhor? Em entrevista para a Guitar World, Jack Bruce respondeu a essa pergunta, mas antes falou sobre como ele os conheceu.
Guitar World: Quais foram suas primeiras impressões de Eric Clapton tocando?
Jack Bruce: Ele estava obviamente à frente de qualquer um naquela época, com sua abordagem e seu conhecimento de blues. Eu também toquei com ele brevemente nos Bluesbreakers, de John Mayall — ele estava saindo quando eu entrei. Ele estava partindo em sua famigerada turnê mundial, mas só foi até a Grécia e voltou, depois que viu uma carne pendurada com moscas. Pelo menos essa é a história."
Guitar World: Você também tocou com Jimi Hendrix bem no começo da carreira dele.
Jack Bruce: Eu fui o primeiro cara a levar Jimi para o palco [na Inglaterra]. Nós tínhamos ouvido falar dele por um amigo que viu ele em Nova Iorque. O Cream estava tocando — eu acho — no St. Martin’s School Of Art, e eu estava tomando uma cerveja pré-show. Aí aquele cara chegou e disse: "Oi! Eu sou Jimi Hendrix, posso dar uma canja com a sua banda?" E eu respondi: "Bem… Sei lá, vamos ver!"
Então atravessamos a rua e Eric ficou bem interessado em deixar ele tocar; Ginger, claro, foi totalmente contra. Mas ele tocou, e acabou com a gente — tocando com os dentes e aquela coisa toda. Eric ficou atordoado! Tem uma demo que gravamos no dia seguinte, e dava para ver em como Eric toca que ele estava tentando emular algumas daquelas coisas.
Guitar World: No auge, qual trio foi melhor: Cream ou Jimi Hendrix Experience?
Jack Bruce: Certamente eu diria que o Cream foi uma banda mais interessante, por mais que obviamente não tivéssemos Jimi. Mas eu diria que Eric era melhor guitarrista. Claro, Jimi era Jimi, e poderia tocar até flauta indiana que eu não reclamaria. Ele tocava a si mesmo — para mim, ele encarava a guitarra como uma extensão de si mesmo. Só que, instrumentalmente falando, eu diria que Eric era pelo menos tão bom quanto Jimi, se não melhor. Creio que o Cream tinha algo bem mágico enquanto banda quanto estávamos tocando ao vivo.
Apesar de considerado um dos mais influentes nomes do rock britânico, o Cream durou apenas dois anos por conta do atrito entre seus integrantes. Um mês após o lançamento de seu terceiro trabalho, o "Wheels of Fire" (1968) — álbum duplo composto por um disco de estúdio e o outro ao vivo —, Eric Clapton anunciou a separação da banda. Em 26 de novembro o trio fez sua despedida em Londres, no Royal Albert Hall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps