Billy Corgan responde se ele se considera responsável pela sonoridade grunge
Por André Garcia
Postado em 07 de novembro de 2022
Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, em entrevista recente publicada no YouTube pela Laney, respondeu se ele se considera o responsável pela inconfundível sonoridade das bandas grunge:
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
"O sucesso tem muitos donos, mas o fracasso só tem um. As pessoas perguntam quem criou o som do grunge. Soundgarden foi a primeira banda da época que eu pensei 'Ok, tem alguma coisa diferente rolando… Mas eu acho que, por ser de Chicago, éramos muito influenciados pelo que vinha de Detroit: The Stooges, Ted Nugent, Bob Seeger… aquelas bandas mais duronas, mais da pesada. Seattle era mais psicodélica, mais influenciada pelo que rolava em Los Angeles."
"[O pessoal] de Chicago, tendo crescido com UFO, Led Zeppelin, Black Sabbath e The Cars... Era bom você botar para quebrar, ou sairia voando para fora do prédio de tanta vaia. Por isso nós tínhamos uma abordagem mais pesada da coisa. Quando comecei a tocar hard rock, antes eu tocava new wave com elementos de metal. Mas quando decidimos ficar pesados, fomos com tudo."
Atualmente Billy Corgan e o Smashing Pumpkins estão lançando seu trabalho mais ambicioso: a ópera rock em três atos "ATUM" — sequência de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" (1995) e "Machina/Machine of God" (2000). Cada um dos atos possuem 11 faixas, e serão lançados em 11 de novembro, 31 de janeiro e 21 de abril. Confira abaixo a faixa "Beguiled":
Smashing Pumpkins
O Smashing Pumpkins foi formado por Billy Corgan em Chicago em 1988. Misturando o post punk gótico do The Cure e o vanguardista punk progressivo do Sonic Youth, foi relacionado ao movimento grunge em sua estreia com "Gish" (1991) e seu sucessor, "Siamese Dreams" (1993).
A partir de 1994, o grunge implodiu, arrastando consigo as bandas relacionadas com o movimento. O Smashing Pumpkins contrariou isso chegando a seu auge de popularidade com a ambiciosa opera rock "Mellon Collie and the Infinite Sadness" (1995).
Se mostrando um fenômeno global, entre 1996 e 97 faturou prêmio de Melhor Artista Alternativo no American Music Awards; Melhor banda de Rock no MTV Europa Music Awards; e no MTV VIdeo Awards levou Melhor Vídeo Alternativo com "1979" e cinco outros prêmios com "Tonight Tonight". Embalado, faturou Melhor Performance de rock pesado em 1997 com "Bullet with Butterfly Wings" e novamente no ano seguinte na mesma categoria com "The End Is the Beginning Is the End" (da trilha sonora do filme Batman & Robin).
Após perder a mãe e passar por um divórcio, Billy Corgan levou a banda por um caminho mais eletrônico em "Adore" (1998), e a encerrou após "Machina/The Machines of God". Eles voltaram em 2005, e desde então vem intercalando retornos e sumiços.
O retorno mais recente foi para o lançamento de "ATUM" em três partes, uma em novembro 2022, outra após a virada do ano em janeiro, e a última em abril.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Smashing Pumpkins anuncia edição de 30 anos de "Mellon Collie & The Infinite Sadness"
Top 10: Por que o grunge não está morto?
Billy Corgan polemiza ao dizer que o Green Day é maior que os Ramones; "Mérito deles"


