Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
O eterno vocalista e guitarrista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, voltou a revisitar uma antiga rivalidade do rock dos anos 1990. Em entrevista publicada pelo site Louder, o músico afirmou que o Nirvana teria se inspirado - ou melhor, "roubado" - seu som de guitarra para criar o clássico "Smells Like Teen Spirit", sucesso absoluto de 1991.
O jornalista Niall Doherty, autor da matéria, lembra que Kurt Cobain nunca escondeu suas influências ao compor o hit que redefiniu o grunge. "Eu estava tentando copiar os Pixies", disse Cobain à Rolling Stone em 1994, reconhecendo a dinâmica de 'ser suave e depois explodir' como base da faixa. Mas, segundo Corgan, havia outro elemento nessa mistura sonora - o timbre que ele próprio havia ajudado a moldar com o produtor Butch Vig no álbum de estreia do Smashing Pumpkins, "Gish" (1991).

"Eu estava no estúdio Smart Studios no dia em que o Butch conseguiu o trabalho com o Nirvana para o Nevermind", relembrou Corgan. "Quando ele voltou e colocou Teen Spirit pra tocar num boombox, eu pensei duas coisas: primeiro, o riff me lembrou 'More Than a Feeling' do Boston; e segundo, reconheci o som da guitarra. Olhei pra ele e disse: 'Você roubou o meu som de guitarra, m***********!'".
Nirvana e Smashing Pumpkins
De acordo com o relato, Vig - que produziu Nevermind e posteriormente Siamese Dream, dos Pumpkins - teria rido da acusação. "Ele disse: 'Acho que sim'. Porque tudo o que ele levou pra aquele disco foi o que eu ensinei a ele. O jeito que eu sobrepunha as guitarras, as camadas… Butch levou isso com ele", contou Corgan. "Então, Nirvana estava no rádio a cada 18 segundos, e toda vez que eu ouvia aquele som, pensava: 'Esse é o meu som de guitarra'."
Apesar do tom provocador, Corgan admitiu que o sucesso de "Nevermind" despertou sentimentos ambíguos. "Foi uma rivalidade fraterna", explicou. "Nosso produtor de confiança, o cara que víamos como um pai, de repente se tornou o número um do mundo. Lembro que jantamos juntos em Madison, Wisconsin, quando soubemos que Nevermind tinha chegado ao topo das paradas. Fizemos um brinde a ele: 'Parabéns, Butch, você é o produtor número um do mundo'."
O músico também reconheceu a lealdade de Vig, que, mesmo no auge da fama após o sucesso de Nirvana, decidiu continuar trabalhando com o Smashing Pumpkins no disco "Siamese Dream" (1993). "Butch nos amava e quis retribuir isso", disse Corgan, emocionado. "Ele nos deu tudo o que tinha - até o prestígio do nome dele. Hoje eu entendo que foi um gesto de amor e generosidade."
Se o Nirvana realmente "pegou emprestado" o som de Corgan é discutível - poucos ouvintes notam semelhanças entre Smells Like Teen Spirit e Gish. Mas, no calor da rivalidade entre duas das maiores bandas da década, fica fácil entender o sentimento do frontman dos Pumpkins. Afinal, como ele mesmo brincou: "Era como se meu som estivesse no rádio - só que não era eu quem estava tocando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet

Billy Corgan conta como a fama do Nirvana prejudicou o Smashing Pumpkins
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Kurt Cobain esteve na festa de lançamento do "Black Album" do Metallica
Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain


