Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
O eterno vocalista e guitarrista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, voltou a revisitar uma antiga rivalidade do rock dos anos 1990. Em entrevista publicada pelo site Louder, o músico afirmou que o Nirvana teria se inspirado - ou melhor, "roubado" - seu som de guitarra para criar o clássico "Smells Like Teen Spirit", sucesso absoluto de 1991.
O jornalista Niall Doherty, autor da matéria, lembra que Kurt Cobain nunca escondeu suas influências ao compor o hit que redefiniu o grunge. "Eu estava tentando copiar os Pixies", disse Cobain à Rolling Stone em 1994, reconhecendo a dinâmica de 'ser suave e depois explodir' como base da faixa. Mas, segundo Corgan, havia outro elemento nessa mistura sonora - o timbre que ele próprio havia ajudado a moldar com o produtor Butch Vig no álbum de estreia do Smashing Pumpkins, "Gish" (1991).


"Eu estava no estúdio Smart Studios no dia em que o Butch conseguiu o trabalho com o Nirvana para o Nevermind", relembrou Corgan. "Quando ele voltou e colocou Teen Spirit pra tocar num boombox, eu pensei duas coisas: primeiro, o riff me lembrou 'More Than a Feeling' do Boston; e segundo, reconheci o som da guitarra. Olhei pra ele e disse: 'Você roubou o meu som de guitarra, m***********!'".

Nirvana e Smashing Pumpkins
De acordo com o relato, Vig - que produziu Nevermind e posteriormente Siamese Dream, dos Pumpkins - teria rido da acusação. "Ele disse: 'Acho que sim'. Porque tudo o que ele levou pra aquele disco foi o que eu ensinei a ele. O jeito que eu sobrepunha as guitarras, as camadas… Butch levou isso com ele", contou Corgan. "Então, Nirvana estava no rádio a cada 18 segundos, e toda vez que eu ouvia aquele som, pensava: 'Esse é o meu som de guitarra'."
Apesar do tom provocador, Corgan admitiu que o sucesso de "Nevermind" despertou sentimentos ambíguos. "Foi uma rivalidade fraterna", explicou. "Nosso produtor de confiança, o cara que víamos como um pai, de repente se tornou o número um do mundo. Lembro que jantamos juntos em Madison, Wisconsin, quando soubemos que Nevermind tinha chegado ao topo das paradas. Fizemos um brinde a ele: 'Parabéns, Butch, você é o produtor número um do mundo'."

O músico também reconheceu a lealdade de Vig, que, mesmo no auge da fama após o sucesso de Nirvana, decidiu continuar trabalhando com o Smashing Pumpkins no disco "Siamese Dream" (1993). "Butch nos amava e quis retribuir isso", disse Corgan, emocionado. "Ele nos deu tudo o que tinha - até o prestígio do nome dele. Hoje eu entendo que foi um gesto de amor e generosidade."
Se o Nirvana realmente "pegou emprestado" o som de Corgan é discutível - poucos ouvintes notam semelhanças entre Smells Like Teen Spirit e Gish. Mas, no calor da rivalidade entre duas das maiores bandas da década, fica fácil entender o sentimento do frontman dos Pumpkins. Afinal, como ele mesmo brincou: "Era como se meu som estivesse no rádio - só que não era eu quem estava tocando".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps