Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
O eterno vocalista e guitarrista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, voltou a revisitar uma antiga rivalidade do rock dos anos 1990. Em entrevista publicada pelo site Louder, o músico afirmou que o Nirvana teria se inspirado - ou melhor, "roubado" - seu som de guitarra para criar o clássico "Smells Like Teen Spirit", sucesso absoluto de 1991.
O jornalista Niall Doherty, autor da matéria, lembra que Kurt Cobain nunca escondeu suas influências ao compor o hit que redefiniu o grunge. "Eu estava tentando copiar os Pixies", disse Cobain à Rolling Stone em 1994, reconhecendo a dinâmica de 'ser suave e depois explodir' como base da faixa. Mas, segundo Corgan, havia outro elemento nessa mistura sonora - o timbre que ele próprio havia ajudado a moldar com o produtor Butch Vig no álbum de estreia do Smashing Pumpkins, "Gish" (1991).

"Eu estava no estúdio Smart Studios no dia em que o Butch conseguiu o trabalho com o Nirvana para o Nevermind", relembrou Corgan. "Quando ele voltou e colocou Teen Spirit pra tocar num boombox, eu pensei duas coisas: primeiro, o riff me lembrou 'More Than a Feeling' do Boston; e segundo, reconheci o som da guitarra. Olhei pra ele e disse: 'Você roubou o meu som de guitarra, m***********!'".
Nirvana e Smashing Pumpkins
De acordo com o relato, Vig - que produziu Nevermind e posteriormente Siamese Dream, dos Pumpkins - teria rido da acusação. "Ele disse: 'Acho que sim'. Porque tudo o que ele levou pra aquele disco foi o que eu ensinei a ele. O jeito que eu sobrepunha as guitarras, as camadas… Butch levou isso com ele", contou Corgan. "Então, Nirvana estava no rádio a cada 18 segundos, e toda vez que eu ouvia aquele som, pensava: 'Esse é o meu som de guitarra'."
Apesar do tom provocador, Corgan admitiu que o sucesso de "Nevermind" despertou sentimentos ambíguos. "Foi uma rivalidade fraterna", explicou. "Nosso produtor de confiança, o cara que víamos como um pai, de repente se tornou o número um do mundo. Lembro que jantamos juntos em Madison, Wisconsin, quando soubemos que Nevermind tinha chegado ao topo das paradas. Fizemos um brinde a ele: 'Parabéns, Butch, você é o produtor número um do mundo'."
O músico também reconheceu a lealdade de Vig, que, mesmo no auge da fama após o sucesso de Nirvana, decidiu continuar trabalhando com o Smashing Pumpkins no disco "Siamese Dream" (1993). "Butch nos amava e quis retribuir isso", disse Corgan, emocionado. "Ele nos deu tudo o que tinha - até o prestígio do nome dele. Hoje eu entendo que foi um gesto de amor e generosidade."
Se o Nirvana realmente "pegou emprestado" o som de Corgan é discutível - poucos ouvintes notam semelhanças entre Smells Like Teen Spirit e Gish. Mas, no calor da rivalidade entre duas das maiores bandas da década, fica fácil entender o sentimento do frontman dos Pumpkins. Afinal, como ele mesmo brincou: "Era como se meu som estivesse no rádio - só que não era eu quem estava tocando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Billy Corgan conta como a fama do Nirvana prejudicou o Smashing Pumpkins
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Nirvana: a música que formou a banda
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
A triste (e terrível) ironia que aparece na letra de um dos maiores clássicos dos anos 90


