Billy Corgan relembra a "inveja" que seu pai tinha do sucesso do Smashing Pumpkins
Por André Garcia
Postado em 13 de maio de 2025
A psicanálise foi um ramo da psicologia fundado por Sigmund Freud, que consiste em tornar consciente o inconsciente.
Freud acreditava que, na maioria das vezes, traumas e emoções reprimidas são varridos por nós mesmos para baixo do tapete da consciência; mas que essas cosias são formadas em nossa infância por meio de nossa relação com nossos pais.
E até nisso os Beatles foram pioneiros. Afinal de contas, John Lennon em sua infância foi abandonado tanto pelo pai quanto pela mãe — o que fez a ele uma falta que determinou a formação de sua personalidade. Para piorar, quando ele retomou a relação com a mãe, viu ela morrer atropelada.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades

Similarmente, Roger Waters mal conheceu o pai, já que quando tinha apenas um ano perdeuquando ele foi morto em combate na Segunda Guerra Mundial — um acontecimento que acabou marcando toda sua carreira musical.
Quem também teve uma relação complicada (para dizer o mínimo) com o pai foi o líder e frontman do Smashing Pumpkins, Billy Corgan. Em vídeo disponível no YouTube ele confessou:
"Meu pai não apoiava que eu tocasse guitarra. E ele era um músico muito talentoso. No começo ele não me dava apoio nenhum, não queria que eu tocasse guitarra, não queria saber de mim me envolvendo com a música. Mesmo depois que eu lancei meu primeiro disco, que foi na época o álbum independente mais bem sucedido já lançado, meu pai deu de ombros e disse 'Até que é aceitável'. No segundo álbum a banda explodiu, aí ele teve que começar a mudar o discurso."


"Aí ele começou a me apoiar, mas logo depois ficou bizarramente recalcado. Ele agia como se eu tivesse feito algum tipo de feitiçaria e dado sorte. Ele usava palavras como 'sorte', falava para eu guardar o dinheiro porque eu ia precisar, […] era um papo tão catastrófico."
"Na minha cabeça era como se eu tivesse assistido a contos de fadas da Disney demais. Para mim ele ia botar a mão na minha cabeça e dizer 'Bom trabalho, garoto, estou muito orgulhoso de você!'… [mas a realidade] era o extremo oposto."

E, se você está achando que a relação de Billy Corgan com seu pai era complexa… ela é provavelmente ainda mais complexa do que você imagina. Em entrevista de 2023 Corgan falou sobre o assunto:
"Ele foi um grande músico! Meu pai era muito talentoso, só que ele desperdiçou todas as chances que teve. Para mim, ele era um daqueles caras que, por insegurança, sempre que tinha uma oportunidade, desperdiçava, quer fosse com drogas ou sei lá o que mais. Mas talentoso ele era, e muito."
Em seguida, ele contou que seu pai um dia já ganhou na loteria, mas escondeu isso dele:
"Eu nunca te contei a história da loteria? Então… meu pai tinha acabado de sair da cadeia, e estava vivendo em uma espécie de boca de fumo sob os trilhos do trem de Chicago — era o pior lugar para se viver, sob os trilhos. A gente até tinha contato, mas bem, bem distante."

"Um belo dia ele me ligou e perguntou 'Posso te levar para jantar?', eu respondi 'É claro'. Aí ele pareceu com roupas de marca, um carro novo… Eu fiquei, tipo, 'Você alugou esse carro?' E ele riu e disse 'Algo assim'. Depois daquilo, eu comecei a ouvir de parentes 'É verdade que seu pai ganhou na loteria?'"
"A tia da esposa dele tinha ganhado na loteria da Flórida 27 milhões de dólares — livres de impostos! Faturou sozinha. Então ele e a esposa foram da boca de fumo à vida ganha pelo resto da vida. Mas meu pai não queria que eu soubesse, porque se não eu cobraria que ele me devolvesse todo o dinheiro que já tinha roubado de mim."
É… E você que achava que sua relação com seu pai era complicada…

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps