The Who: Como John Entwistle colocou um solo de baixo em "Substitute"
Por André Garcia
Postado em 07 de novembro de 2022
Uma das mais marcantes características do som do The Who era o trovejante baixo de John Entwistle. Rápido, pesado e preciso, se destacou na banda por dar liberdade a Pete Townshend chamando para si a responsabilidade de conduzir o ritmo.
Who - Mais Novidades
Além disso, contrariando os demais baixistas da época, que tocavam seguindo a bateria, ele tocava acompanhando a guitarra — algo corriqueiro no punk e no metal. Sua habilidade era tamanha que alguns dos maiores sucessos da banda, como "My Generation" e "Substitute" em vez de solo de guitarra, possuem solo de baixo, algo incomum na época.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez o músico relembrou "Substitute".
"Eu toquei um baixo Gibson SG de escala média [favorece a tocabilidade, enquanto ressalta o grave sem perder a agressividade], com cordas revestidas de aço. Quando chegamos no solo, porque estávamos praticamente gravando e mixando ao vivo, eu pensei: 'Taí, isso deveria ser um solo de baixo' Então aumentei o volume [e fiz o solo]. Como não conseguiram me deslocar na mixagem, acabou ficando o solo de baixo."
Morto em 2002, John Entwistle foi um dos nomes mais influentes entre os baixistas de rock pesado. O líder do Motörhead, Lemmy Kilmister, era um dos muitos que foram inspirados por ele:
"Eu amo John Entwistle — declarou —, do The Who, o melhor baixista que eu já vi! O melhor baixista da face da Terra. Ele era o melhor para mim, não tem nem competição. Ele estava tão no comando do instrumento, eu nunca vi ele pisar na bola, nunca ouvi ele tocar uma nota errada. E ele era tão rápido — as duas mãos rápidas para inferno! O solo de baixo de 'My Generation' até hoje dá nó nos seus dedos. Até dá para aprender a tocar, mas é outra história elaborar aquilo. E foi lá em 1964!"
The Who
O The Who surgiu da combinação do vocal vigoroso de Roger Daltrey, a bateria selvagem e não-ortodoxa de Keith Moon, o baixo estrondoso de John Entwistle e a sofisticada guitarra de Pete Townshend, líder da banda. Embora tivessem pouco em comum e personalidades conflitantes, inesperadamente o quarteto tinha grande química musical.
Seu álbum de estreia "My Generation", tendo a faixa-título como maior hit, combinou canções pops com faixas mais pauleiras, amplamente citadas como influência pelas bandas punk. Ao longo dos anos 60, o grupo seguiu emplacando sucessos e se estabeleceu como terceira força do rock britânico, atrás apenas dos Beatles e Rolling Stones.
No começo da década de 70, o The Who se consolidou em definitivo na primeira prateleira do rock com álbuns como "Who's Next" (1971) e "Quadrophenia" (1973), além de hits como "Who Are You". No entanto, em 1978, foi sacudido pela morte de Keith Moon. Com Kenney Jones (ex-The Faces) nas baquetas, ainda chegou a lançar "Face Dances" (1981) e "It's Hard" (1982), que não foram bem recebidos. Depois deles, tivemos apenas "Endless Wire" (2006) e "WHO" (2019).
Em 1996, a banda ganhou o reforço de Zak Starkey na bateria — filho de Ringo Starr —, e em 2002 perdeu um membros fundador com a morte de John Entwistle.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart


Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
The Who anuncia álbum ao vivo "Live at Eden Project"
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
O lendário guitarrista que o fenomenal Ritchie Blackmore considera superestimado
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt


