Robert Plant confessa de qual música o Led Zeppelin tirou "Gallows Pole"
Por André Garcia
Postado em 05 de dezembro de 2022
Já chegou dezembro — minha mãe já começou a ouvir o álbum de Natal da Simone, e meu tio já está ensaiando a piada do pavê diante do espelho. Por volta desta época, no ano passado, o vocalista Robert Plant também entrou no espírito natalino.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, para o programa 6 Music’s Festive Takeover, da BBC Radio 6, o vocalista listou suas cinco canções natalinas preferidas.
White Christmas - The Drifters
Christmas Is A-Coming - Leadbelly
Silent Night - The Ravens
Little Drummer Boy - The Harry Simeone Chorale
Please Come Home for Christmas - James Brown
Mas o mais interessante foi que, ao comentar "Christmas Is A-Coming", ele confessou que foi de uma música de Leadbelly que o Led Zeppelin retirou uma das mais peculiares faixas de seu terceiro álbum:
"No 'Led Zeppelin III', pegamos 'Gallis Pole' [de Leadbelly] e transformamos em nossa 'Gallows Pole'. Se você nunca ouviu esse cara, ouça 'In The Pines' e 'Black Betty'. Simplesmente ouça Leadbelly!"
Lançada pelo Led Zeppelin em 1970, "Gallows Pole"abre o segundo lado do "Led Zeppelin III". Embora seja assumidamente inspirada em outra música, foi registrada como composição de Page e Plant.
Sobre as constantes acusações de plágio que pairam sobre o Led Zeppelin, Plant relativizou:
"Bem, todos nós pegamos emprestadas as músicas dele, e ele também pegou emprestado coisas que chegavam do Reino Unido e da Irlanda nos Estados Unidos. Aquele movimento pendular entre caras negros cantando as canções dos brancos e caras brancos cantando as canções dos negros chegou a um ponto onde se tornou questionável uma verdadeira origem."
Led Zeppelin
Após a separação do Yardbirds em 1968, coube ao guitarrista Jimmy Page cumprir o restante da agenda de shows acompanhado de outros músicos como The New Yardbirds. Os escolhidos para a missão foram Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, e o resultado ficou tão bom que foi unânime a decisão de dar continuidade àquilo com o nome Led Zeppelin.
Já em seus primeiros álbuns, se tornou uma das maiores bandas do planeta com seu blues, não só pesado como enriquecido com referências musicais das mais diversas. Após chegar à estratosfera com "Led Zeppelin IV" e hits como "Stairway to Heaven", nos trabalhos seguintes embarcou em uma sonoridade mais experimental e progressiva, usando e abusando de elementos de estúdio. Fase essa que chegou ao auge no álbum duplo "Physical Graffiti" (1975).
A partir dali, por outro lado, a banda começou a sofrer com os desgastes entre seus integrantes. Para piorar, Robert Plant passou por problemas de saúde e tragédias pessoais, como a morte de seu filho Karac, de apenas cinco anos. E isso ao mesmo tempo que Jimmy Page, conforme afundava no alcoolismo, não conseguia mais repetir ao vivo as performances do começo da década.
A história do Led Zeppelin foi repentina e tragicamente encerrada em 1980 com a morte do baterista John Bonham, após tomar dezenas de doses de whisky. Apesar de reuniões esporádicas com bateristas como Phil Collins e Jason Bonham — filho de Bonzo — jamais produziu novo material.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


