A opinião de Pete Townshend sobre os Sex Pistols
Por André Garcia
Postado em 10 de janeiro de 2023
A Inglaterra é conhecida por ter nos dado algumas das maiores bandas de rock que já existiram. Entre elas estão The Who e Sex Pistols — a primeira, formada em 1964, influenciou o surgimento do heavy metal com "Live at Leeds" (1970); a segunda, formada em 1975, foi o maior expoente do punk inglês. Ambos foram responsáveis por desafiar as convenções sociais e culturais de sua época tanto com sua música quanto com seus shows.
Who - Mais Novidades
Líder e fundador do The Who, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Pete Townshend disse em 1995 à Time.
"Três artistas extraordinários como The Sex Pistols, The Clash e Elvis Costello estarem sob o rótulo punk é um sinal de como esses rótulos falham miseravelmente. O que realmente estava acontecendo na época era a necessidade de outro dilúvio. Suponho que todo mundo queria que uma banda fizesse o que aconteceu com os Beatles. Acabou que não foi uma banda, mas várias bandas."
"Os Sex Pistols foram obviamente os mais significativos porque foram os primeiros e porque (Malcolm) McLaren os estava organizando e permitindo sua anarquia. Ele deu a eles o espaço para tocar, o espaço para serem anárquicos. Mas também porque Paul Cook e Steve Jones são ótimos músicos de rock n roll — eles diziam não saberem tocar, mas tocavam muito, muito bem. John Lydon é um astro do c*ralho! Você sabe, ele é um astro! Ele é simplesmente um astro mundial, você via ele e já sabia: 'Ele vai ficar famoso'".
The Who
O The Who surgiu da combinação do vocal vigoroso de Roger Daltrey, a bateria selvagem e não-ortodoxa de Keith Moon, o baixo estrondoso de John Entwistle e a ousada guitarra de Pete Townshend, líder da banda. Embora tivessem pouco em comum e personalidades conflitantes, contrariando a lógica, juntos tinham grande química musical.
Seu álbum de estreia "My Generation", tendo a faixa-título como maior hit, mesclou canções pops com faixas mais pauleiras, amplamente citadas como influência pelas bandas punk. Ao longo dos anos 60, o grupo seguiu emplacando sucessos e se estabeleceu como terceira força do rock britânico, atrás apenas dos Beatles e Rolling Stones.
Na década de 70, se consolidou em definitivo na primeira prateleira do rock com álbuns como "Who's Next" (1971) "Quadrophenia" (1973), além de hits como "Who Are You". No entanto, em 1978 o grupo foi sacudido pela morte de Keith Moon e, com Kenney Jones (ex-The Faces) nas baquetas, chegou a lançar "Face Dances" (1981) e "It's Hard" (1982); que não foram bem recebidos. Depois deles foram lançados apenas "Endless Wire" (2006) e "WHO" (2019).
Em 1996, a banda ganhou o reforço de Zak Starkey na bateria — filho de Ringo Starr —, mas em 2002 perdeu um de seus membros fundadores com a morte de John Entwistle.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses lança duas novas canções
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Mikkey Dee: por que tocar com o Scorpions é mais difícil do que com o Motörhead


O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
Qual foi o primeiro músico a quebrar uma guitarra no palco?



