The Anachronist: Single sobre o medo do esquecimento e combate ao imediatismo musical
Por João Ivo Fonseca
Postado em 19 de maio de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após a boa repercussão de "Raining Ashes", single de estreia do The Anachronist, o projeto capitaneado por Leko Soares (Lothlöryen) volta com novo single mais reflexivo e explorando misturas musicais que unem Metal tradicional ao Moderno com inserções de música Pop, Folk e Prog Rock.
De acordo com Leko Soares, a decisão de apresentar "Fear of Oblivion" como segundo single tem uma intenção que vai além da própria escolha musical: depois de 5 anos afastado da música pesada, retornando à cena autoral com esse projeto, tenho sentido a necessidade de provocar a galera que já nos segue e os que estão chegando agora a darem uma chance maior para as nuances musicais e conceituais do nosso som. Queremos incentivar a todos nas nossas redes a se aprofundarem e deixarem um pouco de lado essa cultura moderna do consumo raso e do imediatismo.
Musicalmente, "Fear of Oblivion" que conta com participações de peso como a do excelente Fábio Caldeira (Maestrick/Edu Falaschi) nos vocais e foi mixada pelo produtor Leo Ghigiarelli em Connecticut (EUA) amplia o leque de elementos dentro da sonoridade Heavy Metal dando mais ênfase aos elementos modernos e incursões Pop e Folk durante a música priorizando a dinâmica e sensações de contemplação e euforia que são impressões digitais importantes na identidade do projeto. "A ideia do projeto é ir além do óbvio. Nesse sentido, a escolha de um segundo Single drasticamente oposto ao que apresentamos em "Raining Ashes" é a forma de dizer que o The Anachronist pretende oferecer um cenário diferente com cores e nuances diferentes para cada som que a gente for lançar, seja em termos musicais ou líricos".
A letra de "Fear of Oblivion" reflete sobre a forma como nós lidamos com a angústia e o medo de sermos esquecidos. Sobre isso, o guitarrista complementa: escrevi a letra a partir do ponto de vista de um viajante no tempo que, refletindo através de um outro lugar no espaço-tempo começa a se indagar sobre se o que ele construiu durante sua vida na Terra perdurará ou se são apenas castelos de areia prestes a desmoronar. Ele questiona até que ponto seus elos de amizade, suas ações e realizações lhe garantirão ou não uma existência mais duradoura na mente das pessoas ou se será brevemente condenado ao esquecimento.
O tema surgiu a partir da inspiração da frase "lembra-te de esquecer" de Immanuel Kant, retirada do livro "Crítica da razão pura". Mas como explica Leko Soares, não se trata de puro papo-cabeça: É uma letra inteiramente inspirada pelas minhas recentes incursões em obras de filósofos existencialistas como Kant e Niestzche. Também tem muito a ver com reflexões que tive durante a pandemia a respeito de como nossa existência é frágil e tênue e sobre que tipo de legado eu pretendo deixar quando partir. O legal é que apesar do tema complexo e profundo, a letra é simples e direta e a reflexão está lá, tão clara e cristalina como a mixagem que o nosso produtor Leo Ghigiarelli conseguiu alcançar na música rs", finaliza o guitarrista.
Assista ao Clipe oficial de "Fear of Oblivion".
"Fear of Oblivion" já está disponível em todas as plataformas digitais e você pode ouvir no link abaixo.
https://fanlink.to/fear-of-oblivion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps