Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Flávio Giovanni, Fonte: Memórias de um Lunático
Enviar correções  |  Comentários  | 


Poucos sabem, e eu também não sabia, que a música Whiskey in the Jar é mais antiga e tradicional do que apenas um rock tocado pelo THIN LIZZY, em meados de 1970. A canção é tradicionalmente cantada por irlandeses há centenas de anos.

2241 acessosGuns e Metallica: na lista dos músicos mais bem pagos de 20175000 acessosMetallica: gosto musical impediu que se tornassem um Maiden

Acredita-se que ela é baseada na canção “Patrick Fleming”, que fala sobre um salteador irlandês que foi executado em meados de 1650, porém, não se tem a ideia exata de suas origens. Alan Lomax, um historiador folclórico, sugere que a canção tenha origem no século XVII. A música trata da história de um salteador que, após assaltar um oficial militar, foi traído por sua esposa ou amante (não se sabe ao certo). Diversas versões dessa música são executadas em províncias irlandesas, como Kerry, Cork, Gilgarra e Sligo.

É certo que a música é executada tradicionalmente nos Estados Unidos da América, em versões diferentes. Uma das versões é de Massachussetts, que trata de um soldado irlandês que foi condenado à morte por assaltar oficiais britânicos. Dependendo da localidade onde os irlandeses colonizaram, o nome e a patente do personagem também mudavam, sendo capitão ou coronel, passando por Farrel ou Pepper. A esposa ou amante pode se chamar Molly, Jenny ou Ginny, entre outros nomes.

A música já foi executada por várias bandas, algumas delas mundialmente conhecidas. A primeira execução de sucesso, veio com a banda THE DUBLINERS, em meados de 1950, que a gravaram em três álbuns diferentes. Após a execução de sucesso, veio a gravação efetuada por THIN LIZZY, que fez muito sucesso por volta de 1970. O METALLICA é responsável pela sua execução de maior sucesso em meados de 1998.

O fato é que a música é um sucesso internacional e frequentemente cantada por todos os públicos que a ouvem. “Whiskey in the jar” realmente é uma bela canção, em qualquer estilo executado.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Guns e MetallicaGuns e Metallica
Na lista dos músicos mais bem pagos de 2017

512 acessosMetallica: rádio dos EUA transmitirá áudio de show inédito de 19865000 acessosMetallica: a pior versão que você ouvirá de "Nothing Else Matters"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Heavy MetalHeavy Metal
Loudwire elege 11 melhores álbuns dos 80s

MetallicaMetallica
Hetfield: "Fico deprimido quando não pego a guitarra!"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1983

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"


MetallicaMetallica
Gosto musical impediu que se tornassem um Maiden

GuitarrasGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

Heavy MetalHeavy Metal
As 10 introduções mais matadoras do estilo

5000 acessosOzzy Osbourne: dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva5000 acessosRock Progressivo: Você sabe que está ouvindo demais quando...5000 acessosRunaways: Jackie Fox conta como foi estuprada por Kim Fowley5000 acessosÔ Nébia: Pastor Arnaldo cita Legião, Cazuza e Metallica em pregação4504 acessosJon Dette: o teste de resistência de tocar para Slayer e Anthrax2874 acessosPink Floyd: as dez melhores músicas lançadas pela banda nos anos setenta

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 09 de janeiro de 2011
Post de 15 de abril de 2014
Post de 15 de abril de 2014
Post de 03 de maio de 2015
Post de 12 de agosto de 2016
Post de 01 de setembro de 2017


Sobre Flávio Giovanni

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online