Donington 88: Iron Maiden fez show sem saber que duas pessoas haviam morrido no local
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de maio de 2023
A lendária banda inglesa de heavy metal Iron Maiden foi a principal atração do festival Monsters Of Rock de 1988, realizado dia 20 de agosto do citado ano, no Donington Park (Inglaterra). O evento também contou com a participação de David Lee Roth, Helloween, Megadeth, Kiss e Guns N' Roses.
Mais de 100 mil pessoas compareceram ao festival, que tinha tudo para ser grandioso, porém, ficou marcado por uma tragédia: dois jovens morreram no meio da multidão durante o show da banda liderada por Axl Rose. O líder do Guns N' Roses e seus parceiros terminaram a apresentação sem saber das mortes, porém, o baixista Duff McKagan percebeu que as coisas não estavam normais.
"Todos nós pensamos: ‘Uau!’. Eram jovens empilhados sobre jovens na horizontal no chão. E mais pessoas continuaram caindo sobre eles. Levou vinte minutos para tirar todo mundo. Paramos o show, finalmente retiraram as últimas pessoas e acho que estavam mortos", disse o baixista, em matéria publicada pela Classic Rock.
Apesar da tragédia, o festival continuou e o Iron Maiden subiu ao palco para fazer o seu show. Porém, nenhum integrante do (então) quinteto sabia das duas vidas que haviam sido perdidas no local.

"Eu considerei se deveria ou não contar à banda, mas decidi contra isso, pois não serviria para nada e tornaria imensamente difícil para a banda tocar com o coração, o que decepcionaria muitos fãs. Eu garanti que não haveria acesso à banda para que eles não pudessem ouvir sobre isso", relatou Rod Smallwood, empresário do Maiden.
"Estávamos tão nervosos que ninguém quis nos avisar antes do show. Acho que se soubéssemos, todo mundo teria surtado", disse Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden.
Mesmo com o clima tétrico que pairava por lá, o Maiden fez um bom show, como relembrou Dave Ling, co-fundador da Classic Rock. "O show de palco foi cativante como prometido e apresentava uma variedade de passarelas, falsos icebergs e estalagmites que pareciam algo saído de um comercial da Glacier Mints, além de um show de luzes que provavelmente poderia ser visto de tão longe quanto Plutão".
Pois bem, o show acabou e Rod Smallwood resolveu contar o que havia acontecido e obviamente, os integrantes do Iron Maiden não ficaram nada felizes.
"Quando contei a eles o que aconteceu com aqueles jovens, eles ficaram arrasados. Foi muito emocionante mesmo. Sempre que olhamos para trás, pensamos neles", finalizou Rod.
Para mais informações sobre o trágico incidente, leia a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O top 10 das músicas de Nando Reis, segundo ele mesmo
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal

O mais trágico show da história do Guns N' Roses
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos


