Donington 88: Iron Maiden fez show sem saber que duas pessoas haviam morrido no local
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de maio de 2023
A lendária banda inglesa de heavy metal Iron Maiden foi a principal atração do festival Monsters Of Rock de 1988, realizado dia 20 de agosto do citado ano, no Donington Park (Inglaterra). O evento também contou com a participação de David Lee Roth, Helloween, Megadeth, Kiss e Guns N' Roses.
Mais de 100 mil pessoas compareceram ao festival, que tinha tudo para ser grandioso, porém, ficou marcado por uma tragédia: dois jovens morreram no meio da multidão durante o show da banda liderada por Axl Rose. O líder do Guns N' Roses e seus parceiros terminaram a apresentação sem saber das mortes, porém, o baixista Duff McKagan percebeu que as coisas não estavam normais.
"Todos nós pensamos: ‘Uau!’. Eram jovens empilhados sobre jovens na horizontal no chão. E mais pessoas continuaram caindo sobre eles. Levou vinte minutos para tirar todo mundo. Paramos o show, finalmente retiraram as últimas pessoas e acho que estavam mortos", disse o baixista, em matéria publicada pela Classic Rock.
Apesar da tragédia, o festival continuou e o Iron Maiden subiu ao palco para fazer o seu show. Porém, nenhum integrante do (então) quinteto sabia das duas vidas que haviam sido perdidas no local.
"Eu considerei se deveria ou não contar à banda, mas decidi contra isso, pois não serviria para nada e tornaria imensamente difícil para a banda tocar com o coração, o que decepcionaria muitos fãs. Eu garanti que não haveria acesso à banda para que eles não pudessem ouvir sobre isso", relatou Rod Smallwood, empresário do Maiden.
"Estávamos tão nervosos que ninguém quis nos avisar antes do show. Acho que se soubéssemos, todo mundo teria surtado", disse Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden.
Mesmo com o clima tétrico que pairava por lá, o Maiden fez um bom show, como relembrou Dave Ling, co-fundador da Classic Rock. "O show de palco foi cativante como prometido e apresentava uma variedade de passarelas, falsos icebergs e estalagmites que pareciam algo saído de um comercial da Glacier Mints, além de um show de luzes que provavelmente poderia ser visto de tão longe quanto Plutão".
Pois bem, o show acabou e Rod Smallwood resolveu contar o que havia acontecido e obviamente, os integrantes do Iron Maiden não ficaram nada felizes.
"Quando contei a eles o que aconteceu com aqueles jovens, eles ficaram arrasados. Foi muito emocionante mesmo. Sempre que olhamos para trás, pensamos neles", finalizou Rod.
Para mais informações sobre o trágico incidente, leia a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps