Quem foi o grande gênio do Pink Floyd, David Gilmour ou Roger Waters?
Por Bruce William
Postado em 21 de junho de 2023
Neste vídeo do canal Marcelo Reis Music, o músico e empreendedor se propõe a analisar quem foi o grande gênio do Pink Floyd. Não negando ser influenciado pelo seu amor pela guitarra, ele expressa inicialmente sua preferência pessoal por David Gilmour. No entanto, Marcelo reconhece que muitas pessoas preferem Roger Waters devido às letras e conceitos criados por ele. Então, para responder à pergunta de forma embasada, Marcelo decide realizar uma pesquisa e reunir dados sobre a história do Pink Floyd.
Marcelo começa destacando que Roger Waters começou como guitarrista base, mas se tornou baixista por não ter tanta habilidade musical. Depois ele contextualiza a época, conta como o Pink Floyd surgiu na década de 1960, em um contexto de Guerra Fria, exploração espacial e experimentação com drogas, tendo se destacado como pioneiro no rock psicodélico, combinando música com outras experiências sensoriais. Após a saída de Syd Barrett, Roger Waters assumiu a responsabilidade criativa do Pink Floyd. Ele se tornou o principal compositor e guia da banda, enquanto David Gilmour entrou como guitarrista.
Marcelo fala depois sobre o álbum "The Dark Side of the Moon", como ele foi um marco na história do Pink Floyd, tornando-se um sucesso mundial com uma sonoridade atemporal. Marcelo enfatiza que a sonoridade do álbum é tão importante quanto o conceito das letras. Ele argumenta que a maioria dos fãs do Pink Floyd não compreende as letras em inglês, o que comprova que o sucesso de "The Dark Side of the Moon" se deve mais à sua sonoridade do que ao seu conceito. "O 'Dark Side of the Moon' tem uma sonoridade atemporal, conta uma história, fala sobre coisas atemporais, coisas que hoje estão presentes, fazem parte do nosso cotidiano da mesma forma que há 50 anos atrás. Então ponto para Roger Waters, criador desse conceito. Mas além disso, pontos para David Gilmour e os outros membros do Pink Floyd, porque a sonoridade do álbum é tão ou mais importante do que o conceito por trás das músicas e das letras. Então essa é a segunda coisa importante para você anotar: a sonoridade que o Pink Floyd adotou a partir de 'Dark Side of the Moon' é uma sonoridade universal, que extrapola o tempo e a época em que foi feito".
Prossegue Marcelo: "Então o que eu quero dizer é o seguinte: é que 'Dark Side of the Moon' é uma obra extraordinária, muito em função do talento dos músicos envolvidos, muito em função da sonoridade que 'Dark Side of The Moon' traz. Para comprovar isso que eu estou dizendo, vamos pensar aqui no Brasil. Quantas pessoas falam inglês no Brasil? Um por cento da população brasileira fala inglês fluentemente. O resto fala alguma coisa e a infinita maioria não entende nada de inglês. Então meus amigos, o que eu quero dizer para vocês é que a maior parte dos fãs de Pink Floyd não entendem absolutamente nada do que está sendo dito nas músicas. Isso é uma prova de que a letra em si e o conceito do álbum não tem qualquer importância para o sucesso que 'Dark Side of the Moon' fez no mundo".
O Pink Floyd continuou sendo uma banda de sucesso mesmo após a saída de Roger Waters, lançando o álbum "A Momentary Lapse of Reason" e alcançando grande êxito. Enquanto isso, Waters seguiu carreira solo, mas não obteve o mesmo sucesso do Pink Floyd, acabando por realizar turnês em que tocava músicas da ex-banda. Assim, embora o Pink Floyd tenha prosperado sem Waters, ele se tornou uma espécie de "cover" de sua própria banda ao tocar suas criações em suas turnês solo. "Resumindo a história: o Pink Floyd sem Roger Waters é muito melhor do que Roger Waters sem o Pink Floyd", diz Marcelo no vídeo, destacando ainda a importância tanto de Roger Waters quanto de David Gilmour, afirmando que o sucesso do Pink Floyd não pode ser atribuído exclusivamente a um único membro, muito pelo contrário, as conquistas da banda são resultado das contribuições coletivas de todos os integrantes e da sonoridade distinta que eles trouxeram para a música.
Mas mesmo dentro desta conclusão, Marcelo ainda atribui "pesos" diferenciados para os músicos da banda: "O sucesso enorme do Pink Floyd se deve a quatro a união de quatro grandes talentos é uma criação coletiva Gente o que o que nós temos é uma criação coletiva onde um elemento deu a ideia um elemento fez a letra e os outros contribuíram com sua criatividade e também com a sua musicalidade, e é isso que fez o Pink Floyd ser o que é: essa união de quatro grandes talentos. Mas se nós tivermos que colocar em uma escala quanto que cada um desses talentos contribuiu para o sucesso do Pink Floyd eu diria que foi assim: 5% do sucesso do Pink Floyd se deve ao Nick Mason; 15% do sucesso do Pink Floyd se deve ao Richard Wright; 30% do sucesso do Pink Floyd se deve ao Roger Waters e 50% do sucesso do Pink Floyd se deve a David Gilmour".
O vídeo completo com todas as análises feitas por Marcelo pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Smith/Kotzen confirma show em Curitiba para 2026

David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda


