Estilos Alternativos: Na esteira do punk rock, o pós-punk surge revigorando a música
Por Michel Sales
Postado em 19 de junho de 2023
Surgido no final da década de 1970, na Inglaterra, o pós-punk ampliou a estética sonora do rock explorando uma originalidade mais livre, incorporando técnicas e riffs predominantes de baixo, efeitos de guitarra, baterias tribais e experimentações de estúdio.
Com toda essa liberdade, os grupos logo introduziram efeitos eletrônicos, dance music, jazz e demais possibilidades técnicas buscando romper com os clichês da época. E nesse formato, o mercado fonográfico mundial logo implodiu com o Siouxsie And The Banshees, Joy Division, The Cure, New Order, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Public Image Ltd, Wire, Magazine, Gang Of Four, The Pop Group, Throbbing Gristle, The Slits, Killing Joke, The Smiths, Cabaret Voltaire, The Fall, Au Pairs, Talking Heads, Pere Ubu e até mesmo U2 e Billy Idol principiando esse movimento de inclinação atmosférica, intimista e poética.
A sonoridade do Velvet Underground, Captain Beefheart, Frank Zappa, além do glam rock de Marc Bolan, David Bowie, Brian Eno (ex-Roxy Music) e Iggy Pop (The Stooges), também foram considerados na receita que formou o estilo pós-punk.
Dessa forma, os músicos pós-punk afastaram-se dos elementos tradicionais e da simplicidade crua do punk, adotando uma abordagem mais ampla, englobando uma variedade de sensibilidades de vanguarda e influências "não-rock". E nessa mecanização, o estilo também fundamentaria na sequência um novo viés de rock alternativo, revigorando ainda mais a música mundial, desenvolvendo gêneros auxiliares como o rock gótico, neo-psicodelia, no wave e industrial, onde surgiram nomes como The Sisters Of Mercy, Type O Negative, Ministry, Paradise Lost, HIM, Ghost, entre outras.
Já no Brasil, o pós-punk repercutiu principalmente em Brasília e São Paulo, sendo a Legião Urbana a banda mais popular, incitados por Joy Division, The Cure, Public Image Ltd e Gang of Four, bem como The Smiths, embora a Legião também tenha adotado outros estilos como Art Rock, Progressivo, Folk e MPB.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps