A clássica canção do Sabbath com letra inspirada em Jesus mas com abordagem diferenciada
Por Bruce William
Postado em 18 de junho de 2023
"Into the Void: From Birth to Black Sabbath — And Beyond" é a nova autobiografia do baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, revelando várias verdades sobre a banda. Neste trecho destacado pela Loudwire é discutida a verdadeira inspiração por trás da icônica música "Iron Man", que muitos interpretam como um hino de empoderamento, mas o autor revela que na verdade ela se baseia em Jesus Cristo, retratando sua dualidade como herói e vítima, mas com uma abordagem de vingança em vez de perdão.
Black Sabbath - Mais Novidades
Butler também compartilha sua experiência pessoal com a religião, desde sua educação católica até sua visão atual de religião como uma forma de lavagem cerebral. "Fui criado como um católico rigoroso e apreciava os rituais da missa, comunhão, confissão e bênção, além do cheiro intoxicante do incenso e todos se vestindo com seus melhores trajes de domingo", explica Geezer, que hoje diz considerar a religião como sendo uma "lavagem cerebral herdada", mas confessando que, quando jovem, queria ser coroinha e se tornou obsessivo pelo tema, gastando muito em uma infinidade de itens religiosos, adicionando "rosários, cruzes, medalhas, livros de oração, imagens de Jesus" e "qualquer coisa que meu dinheiro pudesse obter".
Em maio de 2022, Geezer havia comentado o tema durante participação no podcast de Eddie Trunk. Na época, ele disse que o conceito lírico da música segue em grande parte o enredo da morte e retorno de Jesus, embora a principal diferença seja que o Homem de Ferro é uma pessoa mais vingativa: "Foi meio que baseado em Jesus Cristo. Ele é tipo, esse cara vai e faz o bem, e então ele vem e tenta espalhar a palavra e acaba sendo crucificado por dizer a verdade. E isso foi o Homem de Ferro vendo o futuro e voltando para dizer ao mundo como vai ser horrível, e as pessoas se voltam contra ele. Mas enquanto Jesus morreu para salvar as pessoas, o Homem de Ferro vai e se vinga. Essa é a grande diferença".
Aqui no Whiplash.net temos um ensaio feito por Gustavo Maiato falando sobre a letra de "Iron Man".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O único verso de "Bete Balanço", do Barão Vermelho, ainda sem explicação até hoje
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire

Geezer Butler, Heavy Metal e a clássica canção do Black Sabbath inspirada por Jesus
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A única música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne se recusou a cantar; "Nem quis saber"
A música lado b do Black Sabbath que Ozzy se recusou a cantar


