Geezer Butler, Heavy Metal e a clássica canção do Black Sabbath inspirada por Jesus
Por Bruce William
Postado em 27 de maio de 2022
Durante participação no podcast de Eddie Trunk, Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, disse que a banda foi ligada à expressão "Heavy Metal" a partir de uma expressão sarcástica adotada por um jornalista ao escrever sobre eles. A transcrição foi feita pelo Metal Injection.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Estávamos em turnê na América (do Norte), acho que foi a segunda turnê pelos Estados Unidos. Eu li essa resenha e o cara disse 'isso não é música. Parece um monte de metal pesado (heavy metal) sendo esmagado juntos'. De alguma forma isso chegou à Inglaterra e, a partir dali, virou a coisa sarcástica que costumavam aplicar a nós – 'isso não é música, é um monte de metal pesado ("heavy metal") sendo esmagado'. E, por algum motivo, ficamos associados a isso".
Nota do redator: Não se sabe ao certo onde foi publicado e quem teria sido o autor do tal texto que associa o Black Sabbath com a expressão "Heavy Metal", com críticos famosos e lendários da época tais como Lester Bangs e Mike Saunders sendo citados em diferentes fontes como sendo os responsáveis, mas todos os textos encontrados até hoje fazem uso das expressões "Heavy Rock", "Hard Rock" e até "Downer Rock", nenhum deles associa explicitamente "Heavy Metal" e "Black Sabbath".
A clássica canção do Black Sabbath inspirada em Jesus
Em outra parte da entrevista, Butler discute como o hit de 1971 do Black Sabbath, "Iron Man", foi fortemente inspirado por Jesus. Butler disse que o conceito lírico da música segue em grande parte o enredo da morte e retorno de Jesus, embora a principal diferença seja que o Homem de Ferro é uma pessoa mais vingativa.
"Foi meio que baseado em Jesus Cristo. Ele é tipo, esse cara vai e faz o bem, e então ele vem e tenta espalhar a palavra e acaba sendo crucificado por dizer a verdade. E isso foi o Homem de Ferro vendo o futuro e voltando para dizer ao mundo como vai ser horrível, e as pessoas se voltam contra ele. Mas enquanto Jesus morreu para salvar as pessoas, o Homem de Ferro vai e se vinga. Essa é a grande diferença".
Aqui no Whiplash.net temos um ensaio feito por Gustavo Maiato falando sobre a letra de "Iron Man".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
A música em que Ozzy Osbourne se vingou do pastor que o chamava de Anticristo
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll

Sobre o que fala a letra de "Iron Man", clássico do Black Sabbath?
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
A origem satânica de "War Pigs", clássico anti-guerra do Black Sabbath
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Johnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"
A passagem de Ian Gillan pela banda Black Sabbath


