Em artigo Taylor Hawkins declarou seu amor por seu álbum preferido do Rush
Por André Garcia
Fonte: Rush Brasil
Postado em 24 de julho de 2023
Originalmente publicado no Portal Rush Brasil.
Taylor Hawkins, saudoso baterista do Foo Fighters, era conhecido por ser um grande fã do Rush. Seu álbum favorito foi resultado de um das mais decisivas transições do trio canadense.
Rush - Mais Novidades
O Rush surgiu tocando um hard rock maldosamente taxado como imitações de Led Zeppelin, mas entre "Caress of Steel" (1975) e "Hemispheres" (1978) eles mergulharam no rock progressivo. "Permanent Waves" marcou o começo de uma guinada para uma sonoridade mais new wave, mais acessível às rádios, mais simples.
À Classic Rock, em 2021 Taylor Hawkins escreveu uma verdadeira declaração de amor a esse álbum.
Taylor Hawkins amava Permanent Waves
"Não me liguei em 'Permanent Waves' no lançamento, em 1980, porque eu era muito jovem. Eu morava em Laguna Beach, na Califórnia, por volta de 1982, quando realmente comecei a me interessar por música, e era new wave o que estava na moda. Bandas como Rush e Led Zeppelin definitivamente não eram legais! Se você tinha cabelo comprido e curtia rock pesado, você era definitivamente um nerd. Rush e The Police eram as minhas duas bandas favoritas na época, mas eu meio que tinha que esconder meus álbuns do Rush…"
"'The Spirit Of Radio' realmente mudou muito a percepção das pessoas sobre o Rush — foi um grande sucesso nas rádios e eu adoro que seja desavergonhadamente uma ótima música pop. Eu ainda absolutamente não entendo a introdução, a assinatura de tempo ou como ela é contada. Já tentei entender diminuindo a velocidade da música, mas está fora dos parâmetros das coisas que eu faço. Mesmo assim, posso ligar qualquer estação de classic rock e ouvir 'The Spirit Of Radio'. Quantas bandas conseguem fazer algo tão estranho e interessante e ainda assim torná-lo totalmente compreensível para um não músico? O Rush mostrou que podia 'ferrar' os músicos e ainda fazer ótimas músicas pop!"
"Eles estavam começando a se afastar um pouco do 'dungeons and dragons' e simplificar a composição, lidando com coisas mais realistas — justamente o que amei neste álbum. Tanto Rush quanto Queen foram capazes de se adaptar aos tempos; os discos que lançaram quando a new wave estava na moda são alguns dos meus álbuns favoritos deles. 'In Through The Out Door' é um dos meus álbuns favoritos do Led Zeppelin, e 'Permanent Waves' é um dos meus álbuns favoritos do Rush."
"No entanto, não é como se eles estivessem abandonando suas raízes progressivas completamente.Tanto que 'Natural Science' é a faixa que mais gosto no álbum, e é muito mais como o Rush das antigas: mais de nove minutos de duração, e dividida em três partes. Tem uma bateria insana no meio dessa música e é meio complicada; mas, ao mesmo tempo, acessível para mim."
"Então sim, eu amo Permanent Waves, inclusive a capa com a garota em frente a todos os destroços. É tão a cara do Rush! Embora eu tenha que admitir que fiquei um pouco desapontado que o tradicional logotipo do homem nu não veio na frente. Isso é algo que eles precisam resolver no futuro, na minha opinião. Tragam de volta o homem nu!"
A fase progressiva do Rush fez história no gênero, mas começou com o pé esquerdo: "Caress of Steel" — hoje adorado — na época teve vendas decepcionantes, e foi tão mal recebido que quase acabou com a banda.
Para Alex Lifeson, "Freewill" foi "uma das mais ambiciosas músicas do Rush
Os dois maiores destaques de "Permanent Waves" foram "The Spirit of Radio" e "Freewill": clássicos daqueles exigidos pelos fãs em todos os shows. Para o guitarrista, essa segunda foi não só a mais ambiciosa do álbum, como uma das mais ambiciosas de todo seu catálogo:
"Ela tem um solo realmente difícil de tocar", pontuou ele, "só por isso já sinto um certo orgulho. Toda vez que eu toco, me surpreendo por ter conseguido chegar ao fim. Ela é tão frenética e empolgante! A sessão rítmica também — Geddy e Neil estão botando pra quebrar — de certa forma, todo mundo está solando ao mesmo tempo. Essa é provavelmente uma das mais ambiciosas músicas que o Rush já fez."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Alex Lifeson sobre "Freewill": "Uma das mais ambiciosas músicas do Rush"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
O show do Pink Floyd que Neil Peart colocou entre os melhores que já viu
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Alex Lifeson admite que não tinha certeza sobre a volta do Rush
A relação que existe entre o Radiohead e o Yes, segundo Geddy Lee
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos


