Alex Lifeson sobre "Freewill": "Uma das mais ambiciosas músicas do Rush"
Por André Garcia
Postado em 11 de julho de 2022
O Rush surgiu fazendo um som inspirado em bandas como Led Zeppelin e Cream em seus primeiros álbuns, "Rush" (1974) e "Fly by Night" (1975). A partir daí, o power trio mergulhou no rock progressivo com um novo álbum por ano: "Caress of Steel" (1975), "2112" (1976), "A Farewell to Kings" (1977) e "Hemispheres" (1978).
Depois disso, a banda entrou em uma nova fase de sua carreira, aplicando o primor técnico de seus integrantes em faixas mais curtas e acessíveis, e sonoridade mais pop. E o primeiro trabalho a seguir essa direção foi "Permanent Waves" (1980). Embora o álbum ainda tivesse um pé no progressivo com "Natural Science", ele é mais lembrado por faixas como "The Spirit of Radio" e "Freewill".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para Joe Bosso, o guitarrista Alex Lifeson falou sobre suas músicas preferidas do Rush, e destacou "Freewill" por ser, segundo ele, uma das mais ambiciosas da banda.
"Ela tem um solo realmente difícil de tocar", pontuou ele, "só por isso já sinto um certo orgulho. Toda vez que eu toco, me surpreendo por ter conseguido chegar ao fim. Ela é tão frenética e empolgante! A sessão rítmica também — Geddy e Neil estão botando pra quebrar — de certa forma, todo mundo está solando ao mesmo tempo. Essa é provavelmente uma das mais ambiciosas músicas que o Rush já fez."
"Na hora de gravar eu não tinha nada planejado, apenas fui reagindo ao que os outros caras fizeram. Eu estava só tentando acompanhar eles! Mas eu acredito que tenha funcionado muito bem. Eu estou muito satisfeito com ela, e geralmente encontro defeitos em tudo que faço", concluiu.
"Permanent Waves" chegou em #3 nas paradas da Inglaterra e em #4 na Billboard, com 1 milhão de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. No entanto, "Freewill" foi preterida como single, em seu lugar foram lançadas "The Spirit of Radio" e "Entre Nous". Já nos shows, "Freewill" se tornou uma das mais populares: de acordo com o site setlist.fm, ela foi a #15 mais tocada pelo Rush ao vivo, executada em 832 apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps