Peter Frampton detalha a inspiração e a composição de seu hit "Show Me The Way"
Por André Garcia
Postado em 03 de julho de 2023
No auge da era do soft rock, Peter Frampton se tornou um dos mais conhecidos guitarristas do mundo com o sucesso de 'Frampton Comes Alive!' (1976) — em muito graças ao hit "Show Me The Way".
Peter Frampton - Mais Novidades
Em 2021, o guitarrista, que recentemente mudou de ideia sobre sua decisão de se aposentar, estava em plena turnê de despedida. Na época, ele deu uma entrevista para a Classic Rock relembrando um dos pontos altos de sua carreira: o processo de criação de "Show Me The Way".
"Eu adorava tocar no Humble Pie, mas em 1971, depois de alguns anos excursionando pelos Estados Unidos e vendo ao que o público mais respondia, a banda estava cada vez mais inclinada para um material mais pesado. Após gravarmos nosso álbum ao vivo ['Performance Rockin’ The Fillmore'], eu senti que não haveria mais espaço criativo para o tipo de músicas que eu queria compor."
"Comecei a escrever 'Show Me The Way' em Nassau, nas Bahamas. Steve Marriott, líder do Humble Pie, tinha uma casa de campo na praia lá, e eu me mudei para lá por três semanas, com um violão e uma guitarra. [...] Peguei meu violão e, em cerca de 20 minutos, criei a sequência de acordes inicial de 'Show Me The Way' e um verso e refrão da letra. Eu gostei do que estava surgindo, mas deixei de lado para trabalhar nela depois. Naquela tarde, enquanto o sol estava se pondo, sentei debaixo de um coqueiro e escrevi 'Baby, I Love Your Way'."
"Terminei de escrever 'Show Me The Way' de volta à Inglaterra, e criei o famoso riff do talk box quando estávamos experimentando com ele. Fico feliz por tê-lo feito! O talk box tem um certo potencial cômico, e as pessoas ficam loucas quando ouvem. Gravamos a música no Castelo de Clearwell, em Gloucestershire, basicamente porque o Led Zeppelin já tinha gravado lá.
"Lançamos 'Show Me The Way' como um single do álbum 'Frampton', e ele teve alguma divulgação, sem incendiar o mundo. Mas todos achavam que ela e 'Baby, I Love Your Way' fariam sucesso, e eu acreditava neles! Então, lançamos novamente na hora de promover 'Frampton Comes Alive!', e ela simplesmente decolou. Foi um choque ver como um álbum de grande sucesso pode mudar sua vida. De repente, eu não podia mais ir às lojas de discos, até os ascensoristas dos hotéis sabiam quem eu era! Tenha cuidado com o que deseja, pois há um lado da fama que não é lá tão agradável..."
"Uma vez conheci Bono, do U2, e perguntei se era verdade que o U2 costumava tocar 'Show Me The Way' quando eles se juntaram, na escola. Muitas pessoas me disseram isso, especialmente em turnês pela Irlanda. Ele disse: 'Sim, a vi com o se fosse uma prece.' Fiquei emocionado por ele pensar assim! Tenho orgulho da música e ainda a toco, é claro. Geralmente é o primeiro hit que tocamos no show todas as noites, e sempre anima a plateia."
Segundo o site SetList.fm, "Show Me the Way" e "Baby, I Love Your Way" são, respectivamente, a segunda e a terceira música mais tocada por Peter Frampton em seus shows. A mais tocada é "Do You Feel Like We Do" — também do "Frampton Comes Alive!", o álbum ao vivo mais vendido de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm

O guitarrista clássico "incrível" que Eddie Vedder colocou no mesmo nível de Jimmy Page
Sem Peter Frampton, o "Alive!" do Kiss teria soado mais desafinado, revela o guitarrista


