Peter Frampton detalha a inspiração e a composição de seu hit "Show Me The Way"
Por André Garcia
Postado em 03 de julho de 2023
No auge da era do soft rock, Peter Frampton se tornou um dos mais conhecidos guitarristas do mundo com o sucesso de 'Frampton Comes Alive!' (1976) — em muito graças ao hit "Show Me The Way".
Peter Frampton - Mais Novidades
Em 2021, o guitarrista, que recentemente mudou de ideia sobre sua decisão de se aposentar, estava em plena turnê de despedida. Na época, ele deu uma entrevista para a Classic Rock relembrando um dos pontos altos de sua carreira: o processo de criação de "Show Me The Way".
"Eu adorava tocar no Humble Pie, mas em 1971, depois de alguns anos excursionando pelos Estados Unidos e vendo ao que o público mais respondia, a banda estava cada vez mais inclinada para um material mais pesado. Após gravarmos nosso álbum ao vivo ['Performance Rockin’ The Fillmore'], eu senti que não haveria mais espaço criativo para o tipo de músicas que eu queria compor."
"Comecei a escrever 'Show Me The Way' em Nassau, nas Bahamas. Steve Marriott, líder do Humble Pie, tinha uma casa de campo na praia lá, e eu me mudei para lá por três semanas, com um violão e uma guitarra. [...] Peguei meu violão e, em cerca de 20 minutos, criei a sequência de acordes inicial de 'Show Me The Way' e um verso e refrão da letra. Eu gostei do que estava surgindo, mas deixei de lado para trabalhar nela depois. Naquela tarde, enquanto o sol estava se pondo, sentei debaixo de um coqueiro e escrevi 'Baby, I Love Your Way'."
"Terminei de escrever 'Show Me The Way' de volta à Inglaterra, e criei o famoso riff do talk box quando estávamos experimentando com ele. Fico feliz por tê-lo feito! O talk box tem um certo potencial cômico, e as pessoas ficam loucas quando ouvem. Gravamos a música no Castelo de Clearwell, em Gloucestershire, basicamente porque o Led Zeppelin já tinha gravado lá.
"Lançamos 'Show Me The Way' como um single do álbum 'Frampton', e ele teve alguma divulgação, sem incendiar o mundo. Mas todos achavam que ela e 'Baby, I Love Your Way' fariam sucesso, e eu acreditava neles! Então, lançamos novamente na hora de promover 'Frampton Comes Alive!', e ela simplesmente decolou. Foi um choque ver como um álbum de grande sucesso pode mudar sua vida. De repente, eu não podia mais ir às lojas de discos, até os ascensoristas dos hotéis sabiam quem eu era! Tenha cuidado com o que deseja, pois há um lado da fama que não é lá tão agradável..."
"Uma vez conheci Bono, do U2, e perguntei se era verdade que o U2 costumava tocar 'Show Me The Way' quando eles se juntaram, na escola. Muitas pessoas me disseram isso, especialmente em turnês pela Irlanda. Ele disse: 'Sim, a vi com o se fosse uma prece.' Fiquei emocionado por ele pensar assim! Tenho orgulho da música e ainda a toco, é claro. Geralmente é o primeiro hit que tocamos no show todas as noites, e sempre anima a plateia."
Segundo o site SetList.fm, "Show Me the Way" e "Baby, I Love Your Way" são, respectivamente, a segunda e a terceira música mais tocada por Peter Frampton em seus shows. A mais tocada é "Do You Feel Like We Do" — também do "Frampton Comes Alive!", o álbum ao vivo mais vendido de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual


Quando Peter Frampton deixou de ser músico para ser um astro pop
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Os Simpsons: Os 11 melhores momentos de rock & roll do desenho animado parte 2/3


