RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Stamp
Bangers Open Air

A explicação de Keith Moon para o prejuízo do The Who antes de "Tommy"

Por André Garcia
Postado em 02 de julho de 2023

Nos anos 70, Keith Moon era um astro como baterista do The Who, e às suas custas levava uma vida de luxo. Em 1967, por outro lado, a banda tirava o sono dos contadores com prejuízos.

Who - Mais Novidades

Foto: KRLA Beat - Wikimedia
Foto: KRLA Beat - Wikimedia

Em 1972, Moon já gozava da fama de um dos maiores e mais selvagens dos rockstars quando deu uma entrevista exclusiva para edição de abril da Melody Maker. Conforme resgatado pela Drum Magazine, ele comentou a péssima situação financeira da banda, com eles praticamente rasgando dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Acredito que [o prejuízo] não tenha sido por levarmos uma vida boa — embora Pete e eu sejamos esbanjadores; somos extravagantes, para dizer o mínimo. O problema era os instrumentos [destruídos]. Quando fazíamos um show, recebíamos 100 libras, mas uma guitarra custava 150, e uma bateria 100. A dívida chegou a uns 30 ou 40 mil libras, provavelmente muito mais. Os números eram astronômicos. Tínhamos reuniões que mais pareciam velórios, nossos contadores lá pálidos e cinzentos. A gente pegava os balanços contábeis e jogávamos por todo o escritório, rachando o bico: não tinha receita, era só dívida, dívida, dívida… Não tinha entrada de dinheiro."

"O rombo ficou enorme com os custos de equipamentos", acrescentou, "aluguel de van, e os custos todos de ir para os Estados Unidos, que eram incrivelmente caros. Aqui, [nos Estados Unidos] recebíamos 200 libras por semana, o que parecia ótimo, mas não era. Recebíamos cerca de 600 libras pelo show de Murray The K, mas estávamos hospedados em um dos hotéis mais caros de Nova York, [então] 5 mil dólares evaporaram em dois dias. Deveríamos ter arrumado um quartinho, mas lá estávamos em uma suíte pedindo Oysters Rockefeller. Não tínhamos noção alguma de dinheiro."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Acredite ou não, só a partir de 'Tommy' é que começamos a ganhar algum dinheiro. Antes disso, nada, e tivemos que pagar tudo o que pegamos emprestado. Fizemos uma turnê pelos Estados Unidos com Herman's Hermits e perdemos dinheiro. Fizemos uma turnê de ônibus, por que pensávamos ser a forma mais barata de viajar, só que o ônibus nos custou milhares de dólares", concluiu.

Um dos projetos mais ambiciosos dos anos 60, "Tommy" foi uma rock opera em álbum duplo cuja produção levou seis meses. Todas as suas faixas narram a história de um garoto cego, surdo e mudo, mas que se tornou um messiânico astro como campeão de pinball. Grande sucesso em sua terra natal, chegou à 2ª colocação nas paradas de sucesso do Reino Unido. Nos Estados Unidos chegou à 4ª posição nas paradas da Billboard, vendendo só por lá 2 milhões de cópias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como se não bastasse, sua turnê rendeu ao The Who ainda o álbum ao vivo "Live at Leeds" (1970) — amplamente considerado uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal. Em 1975, 'Tommy' virou um filme com elenco estrelado, com nomes como Elton John, Eric Clapton e Tina Turner.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Doe Sangue ao Som do Rock


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS