A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2023
O Blind Guardian é uma das grandes bandas de power metal de todos os tempos e veio da Alemanha, país que detém o título de criador do movimento com o Helloween. Mas qual a percepção dele sobre a música pesada produzida no Brasil?
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Heavy Talk, Hansi comentou sobre a importância de bandas brasileiras como o Sepultura (para a cena thrash metal) e o próprio Angra, que teria seguido os passos do Blind e Helloween.
"Eu acredito que o metal brasileiro sempre teve uma força intrínseca desde os primeiros momentos. O metal alemão pode ter emergido um pouco antes, mas é praticamente impossível imaginar o thrash metal sem levar em consideração o impacto do Sepultura. Além disso, é interessante notar nossa conexão direta com o Angra, uma relação que remonta aos anos 90. Lembro de ter assistido a alguns dos shows deles na Alemanha, e desenvolvemos uma amizade ao longo do tempo, inclusive com o empresário que costumava cuidar deles. Essas conexões têm um valor significativo para nós.
Uma conexão musical notável ocorre entre a cena do power metal brasileiro e alemão. Há uma sensação palpável de que o Angra seguiu a trilha deixada pelo Blind Guardian e Helloween. Eles conseguiram assimilar essa influência e adaptá-la de forma incrível à rica tapeçaria cultural brasileira. A sonoridade do Angra difere da nossa, principalmente por conta da incorporação de instrumentos étnicos e outros elementos únicos que eles trouxeram. Essa é a essência da música - expressar o espírito cultural de maneira autêntica".
Confira a entrevista completa abaixo.
Blind Guardian e o estilo de composição
Em outra ocasião, em entrevista a Gustavo Maiato, Hansi Kürsch comentou sobre o estilo de composição do Blind Guardian, que ora trata de assuntos fantásticos e ora fala sobre a realidade.
"Vem da mesma fonte, sabe? Porque sempre que busco inspiração de uma história específica, são minhas reflexões. Não é como se eu recontasse a história, entendeu? Eu até fiz isso nos primeiros álbuns, mas desde o ‘Imaginations From The Other Side', mudei essa abordagem na hora de escrever as letras.
Eu me valho de autores como Tolkien ou The Witcher, como no último álbum. Aí passo a me relacionar com a história e encontrar um caminho que se relacione com os personagens e tudo mais, mas também trago aspectos sobre o que essa história significa para mim. Mais do que a história em si.
Tenho minha interpretação, sabe? Encontro algumas ligações que possam se relacionar com minha vida ou com alguma filosofia que estou buscando. Você consegue achar essas ligações com os livros, mas se eu não te falar, ninguém saberia sobre o que estou cantando. No caso de ‘American Gods’, tem a história do Neil Gaiman, que é a inspiração para a música, mas tenho certeza que se eu retirasse esse termo da letra, ninguém saberia que é sobre isso! Ou seja, sempre é algo pessoal", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
O clássico do rock nacional inspirado em Duran Duran que tinha o refrão muito ruim
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras

Hansi Kürsch explica que não há diferença entre escrever letras pessoais e fantásticas
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Angra - A reação dos fãs à primeira foto de Edu Falaschi com Rafael Bittencourt em 9 anos
O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
O impagável apelido que Andre Matos deu a Luis Mariutti por sua pontualidade
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback


