O dia que Renato Russo foi agredido por seguranças do Emerson, Lake & Palmer
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de agosto de 2023
A banda Emerson, Lake & Palmer fez muito sucesso nos anos 1970 e era formada por Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer. Quando vieram fazer show no Brasil, em meados da década de 1990, ocorreu um episódio inusitado.
Legião Urbana - Mais Novidades
Renato Russo, da Legião Urbana, era fã deles e resolveu tentar dar uma carteirada para conhecer seus ídolos, mas não deu muito certo. A história é contada no canal do Júlio Ettore. Esse episódio acabou fazendo com que Renato se afundasse mais no álcool.
"Ele compartilhou que experimentou uma sensação de inferioridade. Isso ocorreu durante um show do grupo Emerson, Lake & Palmer no Canecão, em março de 1993, poucos dias antes de sua internação. Renato, na verdade, tinha o desejo de conhecer a banda e pensou que, por ser Renato Russo, conseguiria.
Entretanto, ele foi ignorado pela produção e tentou contornar essa situação, o que não deu certo. Ao tentar passar pelos seguranças, eles reagiram de maneira agressiva, jogando-se sobre ele. Renato acabou caído no chão, sendo espancado e arrastado para a área de estacionamento, onde também foi alvo de agressões verbais".
Ainda sobre a relação de Renato Russo com álcool e drogas, ele comentou sobre o assunto no programa Onze e Meia, com transcrição do Whiplash.Net.
"Minha dependência química era com tranquilizantes, mas todo e qualquer tipo de droga pode ser uma dependência. Hoje, se eu quiser me acalmar, não posso tomar nada. Não posso tomar calmantes. É meditação, yoga e chá de camomila. Eu cheguei a ponto de procurar ajuda. Não posso falar das outras pessoas.
Agora, eu sou jovem. Não era como a Maísa, que bebia uma dose e fazia muito efeito. Eu não tinha chegado nesse ponto não. Eu entrei no Alcoólicos Anônimos. O Cazuza já falava: ‘Meus heróis morreram de overdose’. Essa coisa do romantismo. Fica uma coisa interiorizada. Eu sentia isso. Se eu quero ser poeta ou músico, preciso seguir esse caminho. Isso não é verdade de jeito nenhum.
A palavra para álcool em latim é ‘spiritus’. Existe essa dicotomia do álcool transferir para a pessoa uma ilusão de espiritualidade e acabar minando a espiritualidade da pessoa. Dá um vazio terrível e uma sensação de que não existe Deus. Independente de religião. É uma sensação de que a vida não vale a pena ser vivida".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Fear Factory lança novo single e clipe "Roboticist"
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Como era a tensa relação de Renato Russo com tranquilizantes e álcool, segundo o próprio
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


