Tony Iommi não sabia tocar piano antes de escrever "Changes", clássico do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de setembro de 2023
Ao longo de sua brilhante história, a banda inglesa Black Sabbath gravou dezenas de músicas magníficas, que até hoje fazem muito sucesso. Uma dessas canções é "Changes", balada melancólica que é uma das faixas do maravilhoso "Vol. 4", quarto disco de estúdio do grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi.
"Changes" é uma das músicas mais tristes da história do Heavy Metal e sua letra conta a história da separação de um casal. A melodia de "Changes" foi composta por Tony Iommi em um piano que ficava no estúdio onde o Sabbath gravou "Vol. 4" [Record Plant Studios, localizado em Los Angeles]. Segundo o próprio Iommi, ele não manjava nada do instrumento antes de escrever uma de suas obras mais famosas.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Costumávamos escrever durante o dia e improvisar à noite. Foi uma ótima atmosfera. Tivemos um tempo fabuloso. No salão havia um piano de cauda. Eu nunca tinha tocado piano antes. Aprendi a tocar e a primeira coisa que escrevi foi ‘Changes’", afirmou Iommi, em matéria especial publicada no site da revista Classic Rock.
"Tony simplesmente sentou-se ao piano e criou esse lindo riff. Cantarolei uma melodia exagerada e Geezer [Butler, baixista] escreveu uma letra comovente sobre o rompimento que Bill [Ward, baterista] estava passando com sua esposa", declarou o vocalista Ozzy Osbourne.
No final das contas, "Changes" acabou se tornando uma das músicas mais famosas do Black Sabbath e continua sendo ouvida por muitas pessoas mais de meio século após seu lançamento. Obrigado, Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne, Bill Ward e ex-esposa de Bill Ward.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps