O astro de Hollywood e soldado mais condecorado da 2ª Guerra tema de hit do Sabaton
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de setembro de 2023
Audie Murphy foi um herói de guerra americano notável da Segunda Guerra Mundial, conhecido por sua bravura e proeza no campo de batalha. Nascido em uma família humilde do Texas, Murphy se alistou no Exército dos Estados Unidos aos 18 anos e rapidamente se destacou como um soldado corajoso e determinado.
Sabaton - Mais Novidades
Ele recebeu inúmeras condecorações por sua bravura, incluindo a Medalha de Honra, por suas ações heróicas durante combates na Europa. Após a guerra, Murphy se tornou um ator de sucesso em Hollywood, estrelando filmes que muitas vezes refletiam sua própria experiência militar. Sua vida é um testemunho da resiliência e coragem diante de desafios extremos, tornando-o um ícone de heroísmo americano.
No livro "Sabaton: Histórias de Guerra", editado pela Estética Torta, o autor Gustavo Maiato conta um pouco mais sobre o hit "To Hell And Back", inspirado na vida de Murphy. Quem quiser adquirir o livro ou qualquer um da editora com 20% de desconto basta digitar o cupom GMAIATO20 na hora da compra.
"Um herói improvável. Um fazendeiro de 1,65 metro e 45 kg que se tornou o soldado americano mais condecorado de toda Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, também se tornou um dos mais bem sucedidos atores de Hollywood de seu tempo. Nascido em 20 de junho de 1925, Audie Murphy desistiu logo cedo da escola para ajudar no sustento da família. Enxergando no serviço militar uma oportunidade de mudar de vida, tentou se alistar aos 16 anos, motivado pelo ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, no Havaí.
Após voltar para casa, Audie Murphy foi convidado para estrelar filmes em Hollywood, aproveitando sua imensa fama e popularidade no período pós-guerra. Assediado pela imprensa, foi convidado pelo ator James Cagney para conhecer esse mundo do cinema e estrelou vários filmes. Em 1949, lançou o livro ‘To Hell And Back’ – suas memórias de guerra, e que inspirou o nome da música que o Sabaton fez em sua homenagem. Em 1955, o livro virou filme e se tornou o maior sucesso dos estúdios da Universal até a estreia de ‘Tubarão’, em 1975".
Sabaton e histórias de guerra
Outro hit do Sabaton sobre a temática da guerra é "Race to the Sea", onde o grupo sueco aborda a decisão do rei belga Alberto I de inundar seu país para impedir o avanço alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
O assunto também aparece no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito pelo jornalista musical Gustavo Maiato e editado pela Estética Torta.
"Nesses primeiros meses de movimentações de tropas na Primeira Guerra Mundial, o objetivo da Alemanha era invadir o território da França. Para isso, entretanto, havia a Bélgica no meio do caminho. Apoiado em sua neutralidade, o país comandado pelo Rei Alberto I se viu na necessidade de entrar naquele conflito após se recusar a ceder livre passagem para que o Exército Imperial Alemão chegasse em terras francesas.
A música 'Race to the Sea', presente no álbum 'The War to End All Wars' aborda especificamente um acontecimento que decorreu da entrada da Bélgica na guerra e como esse pequeno país lutou com todas suas forças - e de todas as formas possíveis - para manter sua soberania mesmo contra um rival militarmente muito superior. Esse acontecimento foi a decisão de Alberto I de mandar detonar as barragens ao longo do Rio Yser e assim inundar o interior de seu país para atrasar os soldados alemães", diz o texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse


