O hit de John Lennon que Roger Daltrey do The Who considera seu favorito do beatle
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de setembro de 2023
À medida que a década de 1970 se aproximava, os Beatles encerravam a carreira, deixando um grande vazio no mundo do rock 'n' roll para que seus colegas preenchessem. Com a virada da nova década, The Who, Led Zeppelin e The Rolling Stones surgiram como os pilares do rock clássico.
Durante esse período, o The Who se adaptou à ascensão contemporânea do rock progressivo com álbuns conceituais inovadores e instrumentação mais experimental. O início dos anos 1970 viu uma série de músicos criativos e altamente talentosos pegando as trilhas descartadas pelos Beatles na vanguarda da música rock.
Apesar de sua separação, a banda de Liverpool permaneceu uma força dominante por meio dos esforços solo de seus membros e sua influência imortal sobre atos subsequentes. Assim como vários dos contemporâneos dos Beatles dos anos 1960, o The Who costumava ser cauteloso ao falar muito bem de seus rivais.
De qualquer forma, é sabido que o guitarrista Pete Townshend gostava de disparar algumas críticas contra seus oponentes. Em uma entrevista de TV precoce com o The Who, o guitarrista foi questionado sobre a qualidade musical (via Far Out).
"Na verdade, esta tarde, John [Entwistle] e eu estávamos ouvindo um LP dos Beatles - no qual as vozes saem de um lado e a faixa de acompanhamento sai do outro", ele começou a responder. "Quando você ouve as faixas de acompanhamento dos Beatles sem suas vozes, elas são ruins pra caramba."
Além desse comentário, Townshend discutiu o álbum solo de Paul McCartney, "Tug of War", em uma conversa de 1982 com Kurt Loder para a Rolling Stone. Quando Loder sugeriu que o álbum tinha "praticamente nada a ver com rock and roll", Townshend respondeu questionando se McCartney "realmente tinha algo a ver com rock".
Por outro lado, o frontman do The Who, Roger Daltrey, sempre pareceu um pouco mais propenso a curtir os Beatles, especialmente o trabalho de John Lennon. Contribuindo para uma matéria de 2015 da Uncut, o icônico cantor escolheu "Jealous Guy" como uma de suas músicas favoritas de todos os tempos, também elogiando os vocais imponentes de Lennon em sua versão de "Stand By Me" de BB King.
"Minha favorita? É 'Jealous Guy'", ele disse de forma sucinta. "Eu não preciso dizer por quê. Mas eu estava ouvindo sua voz outro dia; sua música estava tocando no rádio - sua versão de 'Stand By Me'. Uma voz incrível que ele tinha."
Continuando, Daltrey avaliou a personalidade do falecido Beatle. "Ele era adorável, mas, novamente, ele tinha esse lado que podia ser bastante cortante e parecer bastante desagradável", Daltrey lembrou. "Mas ele era reto e direto - o que você via era o que você tinha. Eu não consigo imaginar como deve ter sido a vida deles.
Deve ter sido um pesadelo. Eu consigo entender por que as pessoas enlouquecem completamente nesse negócio. Como eles lidaram com isso - eles não podiam sair. Suponho que isso faz você ter que se apegar a quem você é: todos os dias, você tem que se perguntar, 'Quem diabos sou eu?' Tivemos alguns anos de garotas gritando, mas foi só isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps