Post feito por Brian May no instagram causou polêmica entre os admiradores de Freddie Mercury
Por Bruce William
Postado em 08 de setembro de 2023
Um post feito por Brian May no instagram causou polêmica entre os admiradores de Freddie Mercury.
No post, Brian exibe uma foto do saudoso vocalista do Queen dedilhando uma de suas guitarras, junto ao seguinte texto: "Inevitavelmente venho pensando muito em Freddie nestes dias estranhos. Quando esta foto foi feita, certamente não parecia tão relevante ver os dedos de Freddie passando pela minha guitarra caseira. Mas hoje isso evoca ondas de afeto e traz grandes recordações. Ele faz muita falta. Amanhã, enquanto eu estarei discursando com paixão para fazendeiros galeses sobre vacas e texugos e a tuberculose bovina, os objetos pessoais mais íntimos de Freddie e textos escritos que fizeram parte do que compartilhamos por tantos anos irão a leilão, para serem arrematados por quem puder pagar mais, e se dispersarão para sempre. Eu não consigo nem ver. Para nós, seus amigos mais próximos e familiares, tudo é muito triste. Obrigado @magnolia_stereos por localizar esta foto, eu não sei quem fez. Bri".
Brian se refere ao leilão realizado pela Sotheby's que inclui alguns dos objetos mais pessoais do falecido cantor da Queen. Os itens foram deixados para Mary Austin, amiga próxima e confidente de Mercury, após a morte do músico em 1991, conforme relatou o Ultimate Classic Rock.
"Durante muitos anos tive a alegria e o privilégio de viver cercada por todas as coisas maravilhosas que Freddie tanto amou. Mas os anos se passaram e chegou a hora de tomar a difícil decisão de encerrar este capítulo muito especial da minha vida", disse Mary em um comunicado quando foi anunciado o leilão.
Vários comentários foram feitos por fãs e admiradores no post de Brian no instagram. "Isso é o que ele deixou para Mary Austin? Eu li que ela ia vender quase tudo da Garden Lodge? Um museu/estúdio teria sido muito melhor e o dinheiro das vendas de ingressos poderia ir para a instituição de caridade de AIDS de Freddie... sinto muito por ouvir que isso não vai acontecer Bri... é muito errado!!", disse um deles.
Já outro fã comentou: "Eu, que não o conheci pessoalmente, estou arrasado ao saber que todos os seus objetos mais preciosos serão leiloados para alguns endinheirados e nunca mais verão a luz do dia! Tenho chorado desde o primeiro momento em que soube desse leilão absurdo!!! Essa senhora precisa de mais dinheiro??? Obrigado @brianmayforreal por falar sobre o assunto..."
Mas outros fãs defenderam a decisão: "O dinheiro irá para o Freddie Phoenix Trust e a fundação de AIDS de Elton John", disse um. "Apenas parte do dinheiro irá para as instituições de caridade e parte irá para a Sotheby's, e o resto vai para Mary", comentou outro. E um terceiro também observou: "Vocês não tem ideia do que ela deu ou não deu para a família e amigos próximos. Parem de julgar e se intrometer na vida privada de outra pessoa. É constrangedor".
No total, serão leiloadas cerca de 1.500 peças. A coleção de itens é incrível tanto em tamanho quanto em variedade. Como era de se esperar, há muitos itens musicais extraordinários, incluindo o piano de cauda de Mercury, trajes usados no palco e rascunhos manuscritos iniciais das letras das músicas "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions" (entre outras). Também há objetos que capturam a vida cotidiana de Mercury, um lado tranquilo raramente visto pelo público. Isso inclui álbuns de fotos pessoais, o telefone de casa do cantor e muitas de suas obras de arte favoritas.
O leilão, que começou em 6 de setembro, já quebrou um recorde. Uma pulseira de serpente de prata usada por Mercury no vídeo de "Bohemian Rhapsody" foi vendida por 698.500 libras (aproximadamente 100 vezes o preço estimado). De acordo com a Sotheby's, é o preço mais alto já pago em leilão por uma peça de joalheria anteriormente pertencente a uma estrela do rock, um recorde anteriormente estabelecido por um colar que pertencia a John Lennon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps