Universidade de música no Brasil não ensina como ganhar dinheiro, explica Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de setembro de 2023
O compositor Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, frequentou a universidade Santa Marcelina no curso de Composição. Em entrevista ao Venus, ele refletiu sobre os problemas que encontrou na vivência acadêmica.
Angra - Mais Novidades
"Eu comecei a gostar da faculdade de música, mas tinha seus problemas. Acho que no Brasil a universidade de música precisa abrir o leque para oferecer cursos profissionalizantes. Não é nada assim. Por exemplo, se o cara que fazer trilha para filme, não tem nada específico para isso lá dentro.
No curso de composição não é assim. É complicado. É um curso muito voltado para composição acadêmica, não para ganhar dinheiro com isso. Eles odeiam! Imagina, ganhar dinheiro com composição? Isso não! O artista quanto mais pobre e fodido é mais nobre. Tipo: ‘Olha só minha música que nunca foi tocada, mas gastei anos elaborando uma teoria que endosse’. Bicho, eu não queria morrer de fome! Queria que minha música fosse ouvida".
Roqueiros e críticas sobre cursos de música
Essa não foi a primeira vez que um roqueiro se manifestou contra os procedimentos adotados nas faculdades de música. Em entrevista ao Prática na Prática, Pitty teceu suas críticas.
"Dentro da faculdade é muito chato, às vezes. O primeiro ano foi um inferno. Eu não podia fazer uma quinta paralela. Eu queria fazer dissonância e não dava. O professor falava que só a partir do segundo ano poderia mudar isso. Eu não acreditava que teria que passar dois anos sem poder fazer quinta paralela, que é o auge do rock e do metal. Não podia. Precisei ficar um ano ali aprendendo a ler e escrever.
Não é tipo: ‘Uau, vou fazer música’. No começo das aulas de piano, era decorar Chopin. Eu adoro Chopin, mas não queria ficar decorando uma peça. Queria entender o mecanismo que fez o cara encontrar aqueles acordes. Eu estava fazendo licenciatura, mas estava mais interessada em composição e regência, que era o que eu pretendia fazer depois. Mas passar nessa prova era mais difícil! [risos]".
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
As piores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
O megahit dos Beatles composto na Itália após ensinamento do capitão de um iate


Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen
Medicina, Direito e Comunismo: Rafael Bittencourt explica a origem de seu nome artístico


